Educandário é uma referência em ações voltadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade
A esperança de um mundo melhor está surgindo em mais uma das muitas iniciativas protagonizadas pela Emef Vidal de Negreiros, em Cerro Alegre, interior de Santa Cruz do Sul. A escola, que já é uma referência em ações voltadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade, agora abriga a recém-criada Cooperativa Sementes da Vida, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEE) e do Sicredi Vale do Rio Pardo. A nova entidade é constituída por 20 sócios-fundadores, alunos das turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
A assembleia geral de fundação aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 13, em meio ao cenário bucólico da instituição e reuniu direção, funcionários, pais, familiares, representantes dos parceiros, autoridades e convidados. Conduzida do início ao fim pelos próprios estudantes, a cerimônia teve hino nacional, leitura de edital de convocação, apreciação e aprovação do Estatuto Social, apresentação do logo e explanação acerca da trajetória para criação da entidade.
Também foram eleitos de forma unânime e tomaram posse os membros do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal, que estarão sob a liderança da presidente Ana Clara Carpes da Silva, 12 anos, e da vice-presidente Anna Julia Fischer Ernst. 13 anos. Elas apresentaram o plano de gestão para o primeiro exercício 2024-2025 que traz algumas propostas como reativação da horta escolar, ações de meio ambiente, apoio em festas escolares, auxílio na manutenção da estufa, participação em eventos científicos, entre outras.
Visivelmente emocionado, o professor orientador Gustavo Henrique Guimarães procurou falar diretamente aos alunos, reiterando que, a partir de agora, está firmado um compromisso social. “Temos que ter como foco melhorar a vida das pessoas. Vocês são os primeiros de muitos que virão e cooperar é estar de mãos dadas, se unir por um bem maior”. Ele disse ainda que o propósito da cooperativa é visualizar problemas comuns à população e buscar soluções em nível de escola e comunidade.
Presente no ato, o secretário municipal de Educação, Mário Colombo, parabenizou à direção do educandário e o Sicredi pela parceria, desejou vida longa à Cooperativa Escolar Sementes da Vida e destacou a importância da iniciativa na formação dos jovens para construção de uma sociedade mais igualitária. “Viver em sociedade é cooperar e quanto mais cooperarmos, mais as diferenças socioeconômicas irão aos poucos se extinguir”.
Já o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, agradeceu à SEE por ter aberto as portas para a parceria e fez a entrega da placa de fundação à nova cooperativa escolar. “Apoiar a educação é um dos princípios do cooperativismo. Não é trazer a marca do Sicredi, mas ajudar a comunidade, este é nosso objetivo”, afirmou. Segundo informou, das 300 cooperativas escolares distribuídas pelo Brasil, 28 estão no Vale do Rio Pardo. “Estamos aqui para cumprir uma missão. Hoje olhando para estes jovens não sabemos o que serão no futuro, mas se cuidarmos bem deles teremos a chance de vê-los amanhã em um mundo melhor”.
Também foram convidadas e prestigiaram a assembleia geral extraordinária, representações das cooperativas escolares Gerando Esperança, Arte Ativa, Diversos Talentos e Magia do Saber.
Notícias relacionadas
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas
Movimento de Cursilhos de Cristandade deve reunir 800 pessoas em Lajeado neste sábado
Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h
Sine Vera Cruz está com oportunidades de emprego disponíveis
Os interessados devem ir até o espaço, que fica localizado na Rua Ipiranga