Mais segurança

Diretoria da Uergs já relata melhorias na unidade de Santa Cruz para o início das aulas

Publicado em: 13 de fevereiro de 2025 às 11:12
  • Por
    Paola Severo
  • Colaboração
    Kássia Machado
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Preocupação com a segurança no local motivou reunião na semana passada

    A longa história da segurança no campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Santa Cruz do Sul, ganhou novos capítulos nesta semana. Após relatos de alunos e professores sobre arrombamentos, roubos, furtos, tiroteios e casos de estupro na área, medidas estão sendo tomadas para aumentar a segurança na unidade, localizada na antiga Escola Murilo Braga de Carvalho, na Avenida Independência.

    Em entrevista à Arauto News, o chefe da unidade de Santa Cruz do Sul, Etis Kiefer Filho, e o diretor regional da Uergs, José Antônio Kroeff Schmitz, relataram que, devido aos problemas ocorridos no local no ano passado, foi necessária a contratação de um segurança para garantir a integridade do espaço e da comunidade. Além disso, também buscaram o apoio do poder público.

    “Nós fizemos contato com o prefeito [Sérgio Moraes] e ficamos muito satisfeitos com o resultado, porque o fato é que o nosso espaço lá estava bastante abandonado. E é uma área grande, entre a Avenida Independência e a BR-471, são mais ou menos cinco hectares”, frisou.

    De acordo com os diretores da Uergs, após a conversa com o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, já foi realizado o corte da vegetação, o que melhora as condições de visibilidade nas imediações. O próximo passo é a melhoria da iluminação no entorno do campus, que está muito precária e necessita de substituição na via de acesso à unidade. Nas aulas noturnas, os alunos saem por volta das 22h ou 22h30min da noite, tornando o local perigoso.

    Leia também

    Ajuda da Prefeitura

    Entre as medidas anunciadas, a Prefeitura garantiu que a Guarda Municipal fará rondas no período noturno, no horário de saída dos estudantes, além da restauração do portão dos fundos. Também será avaliada a reforma da casa de vigilância, com a possibilidade de destiná-la à residência de um soldado da Brigada Militar para reforçar a segurança no local. Além disso, foi autorizada a análise do projeto de criação de uma horta comunitária, idealizado por alunas da instituição.

    Além da segurança, a Uergs necessita de mais investimentos em estrutura, orçamento e recursos humanos, pautas que serão levadas ao governo do Estado pela deputada estadual Sofia Cavedon, que participou da reunião em Santa Cruz na semana passada.