Preocupação com a segurança no local motivou reunião na semana passada
A longa história da segurança no campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Santa Cruz do Sul, ganhou novos capítulos nesta semana. Após relatos de alunos e professores sobre arrombamentos, roubos, furtos, tiroteios e casos de estupro na área, medidas estão sendo tomadas para aumentar a segurança na unidade, localizada na antiga Escola Murilo Braga de Carvalho, na Avenida Independência.
Em entrevista à Arauto News, o chefe da unidade de Santa Cruz do Sul, Etis Kiefer Filho, e o diretor regional da Uergs, José Antônio Kroeff Schmitz, relataram que, devido aos problemas ocorridos no local no ano passado, foi necessária a contratação de um segurança para garantir a integridade do espaço e da comunidade. Além disso, também buscaram o apoio do poder público.
“Nós fizemos contato com o prefeito [Sérgio Moraes] e ficamos muito satisfeitos com o resultado, porque o fato é que o nosso espaço lá estava bastante abandonado. E é uma área grande, entre a Avenida Independência e a BR-471, são mais ou menos cinco hectares”, frisou.
De acordo com os diretores da Uergs, após a conversa com o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, já foi realizado o corte da vegetação, o que melhora as condições de visibilidade nas imediações. O próximo passo é a melhoria da iluminação no entorno do campus, que está muito precária e necessita de substituição na via de acesso à unidade. Nas aulas noturnas, os alunos saem por volta das 22h ou 22h30min da noite, tornando o local perigoso.
Leia também
Ajuda da Prefeitura
Entre as medidas anunciadas, a Prefeitura garantiu que a Guarda Municipal fará rondas no período noturno, no horário de saída dos estudantes, além da restauração do portão dos fundos. Também será avaliada a reforma da casa de vigilância, com a possibilidade de destiná-la à residência de um soldado da Brigada Militar para reforçar a segurança no local. Além disso, foi autorizada a análise do projeto de criação de uma horta comunitária, idealizado por alunas da instituição.
Além da segurança, a Uergs necessita de mais investimentos em estrutura, orçamento e recursos humanos, pautas que serão levadas ao governo do Estado pela deputada estadual Sofia Cavedon, que participou da reunião em Santa Cruz na semana passada.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado