Geral

Segunda ESF de Monte Alverne será inaugurada em março

Publicado em: 13 de janeiro de 2017 às 16:15 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:40
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Unidade de Estratégia de Saúde da Família vai dispor de consultórios médico e de enfermagem

    Entre o final de fevereiro e o início de março deve entrar em funcionamento no distrito de Monte Alverne mais uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta será a segunda estruturada para atender a comunidade do maior distrito do município em área territorial e também um dos mais populosos. 

    A Secretaria Municipal de Saúde já conta com os profissionais que prestarão o atendimento à população. A equipe será composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. No momento estão sendo adquiridos materiais e mobiliário para equipar a unidade e também finalizada a reforma no prédio que vai abrigar o serviço.

    A nova unidade passará a funcionar em Linha Monte Alverne, ao lado da comunidade católica, em instalações próprias do município. Para tanto reformas e adaptações estão em curso na antiga Emef São Paulo, desativada ao final de 2014, em virtude do processo de nucleação de escolas do interior. 

    A estrutura física vai dispor de consultórios médico e de enfermagem, salas de triagem e acolhimento, de procedimentos, de expurgo, de esterilização, de vacinas, setor administrativo, copa, um banheiro exclusivo para usuários e outro para funcionários. Uma construção anexa também entrará em reforma para ser utilizada por grupos de  educação em saúde. 

    Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito Telmo Kirst, acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Renice Vaccari, esteve no local para verificar o andamento da reforma. A abertura de mais uma unidade em Monte Alverne resulta de um mapeamento que apontou a necessidade do atendimento em áreas ainda descobertas. Somadas as duas unidades, o Programa de Estratégia de Saúde da Família vai garantir acesso facilitado e ações de prevenção para cerca de sete mil habitantes do distrito.