Cultura e Entretenimento

A criadora e as criações: Joana desenhou modelos no início do ano

Publicado em: 12 de agosto de 2024 às 07:15
JOANA POSA COM AS SOBERANAS E SUAS CRIAÇÕES | MARIANA SCHNEIDER
compartilhe essa matéria

Estilista buscou na travessia marítima uma de suas inspirações, que conecta os vestidos desde o concurso que elegeu as Soberanas

Todos os trajes da coleção da Oktoberfest deste ano, intitulada “Travessia e Tradição – 200 Anos de Imigração Alemã“, foram desenhados e produzidos pelo Atelier Joana Tornquist. O modelo do concurso, o traje de passeio e o vestido oficial foram desenhados ainda no início do ano, revelou Joana, a partir do briefing da comissão sobre o bicentenário da imigração alemã. A apresentação dos vestidos de passeio e de gala ocorreram na tarde deste domingo (11), na Praça da Bandeira, em Santa Cruz.

Todos foram concebidos para contar a mesma história, estão amarrados, ilustra a estilista. Para isso, a criação exigiu pesquisa, desde os materiais empregados, as modelagens, a história. Esse apanhado de pesquisa e inspiração resultou em três croquis aprovados pela comissão, e que receberam muitos comentários elogiosos assim que o trio de soberanas da Oktoberfest desfilou com os modelos.

Azul da cor do mar

O azul está presente em todos eles, une as peças. “Os alemães vieram pelo mar, de navio, então nos vestidos há elementos náuticos. Eles desbravaram com muita coragem essa travessia marítima, por isso o azul e os elementos estão retratados nos trajes”, exalta Joana Tornquist.

Além do azul que predomina, “o bordô aparece nos detalhes, remetendo à terra fértil que os acolheu e ao sangue novo que impulsionou o desenvolvimento da região”, explica Joana. Já o dourado, presente nas correntes e botões dos trajes, ainda segundo a estilista, simboliza a riqueza das tradições alemãs que permaneceram intactas, brilhando através dos séculos.

Leia também