Geral

Semáforo para pedestres é instalado em Santa Cruz

12 de agosto de 2016
  • Por
    Cátia Kist
  • Fonte
    ArautoFM
  • compartilhe essa matéria

    Aparelho fica na Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann

    Quem passa pela Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann, entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Guilherme Hildebrand e a Escola Municipal de Ensino Infantil Santo Antônio, em Santa Cruz do Sul, observa um semáforo para pedestres. Em funcionamento desde a quarta-feira (10), o equipamento era requisitado há muito tempo pelos moradores da região. De acordo com o técnico em trânsito da Prefeitura Municipal, Claudiomiro Flores, a principal preocupação era a proximidade de duas escolas, do loteamento Santo Antônio – que abriga 270 apartamentos, e por conta da quantidade de caminhões que passam pela pista por conta das fumageiras. "Os alunos não conseguiam atravessar a rua com segurança", diz. 

    A partir disto, a decisão foi tomada. Flores explica que a opção por um semáforo para pedestres ao invés de semáfaro tradicional foi definida com o propósito de não atrapalhar o trânsito. A sinaleira tem horários específicos de funcionamento. Na parte da manhã é das 6h30min às 7h45min e das 11h25 ao meio dia. Durante a tarde, funciona das 12h45min às 13h15min e das 17h às 18h. Entre esses horários, o sistema fica ativo no modo amarelo piscante. "Basta apertar o botão, para acionar o sinal vermelho. Assim, a pessoa tem 15 segundos para atravessar com segurança. Vamos colocar em outros lugares, mas aqui verificamos que existia certa urgência", relata Flores. 

    Sinaleira para deficiente visuais

    No centro de Santa Cruz, também ocorreram mudanças. Um semáfaro para deficientes visuais foi instalado na esquina da Rua Borges de Medeiros com a Tenente Coronel Brito. O aparelho funciona da seguinte maneira: ao apertar o botão, um sinal sonoro avisa a passagem em segurança. Quando o tempo estiver acabando, apita mais rápido, orientando novamente. "O melhor benefício disso tudo é a segurança. O trânsito é um triplé. É necessário a engenharia, a fiscalização e a educação. Sem uma dessas coisas, não estamos seguros", destaca. 

    Placas educativas

    Outra ação no trânsito de Santa Cruz, foi a instalação de placas de alerta, orientando os motoristas a não esquecerem de ligar o faról baixo. Com o dizer "Atenção! Ao acessar a rodovia, ligue os faróis", as placas foram colocadas nas principais saídas da cidade, como os trevos do Bom Jesus, Castelo Branco, Oscar Jost e Independência.