SAÚDE

“Estamos muito felizes em entregar essa UTI Pediátrica à comunidade”, diz Diretor-geral do Hospital Santa Cruz

Publicado em: 13 de dezembro de 2024 às 07:22
  • Por
    Portal Arauto
  • Colaboração
    NÍCOLAS SILVA E LEANDRO PORTO
  • UTI PEDIÁTRICA INAUGURA NESTA SEXTA-FEIRA | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    O início dos atendimentos no local, que contará com cinco leitos, está programado para 2 de janeiro de 2025

    Na manhã desta sexta-feira (13), às 10 horas, está agendada a cerimônia de inauguração da UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz.Para o Hospital Santa Cruz é uma alegria muito grande ter conseguido finalizar esse projeto tão importante para a comunidade, projeto auxiliado por tantas pessoas e pelo governo. Estamos muito felizes em entregar essa UTI Pediátrica com cinco leitos à comunidade”, resumiu o diretor-geral do HSC, Rolf Fredi Molz. Ainda que o espaço seja inaugurado nesta sexta-feira, o início dos atendimentos no local se dá em 2 de janeiro de 2025.

    Com isso, destacou Molz em entrevista à Arauto News, “teremos especificamente uma UTI Neonatal com 10 leitos, uma UCI e agora uma UTI Pediátrica com cinco leitos e isso amplia nossas possibilidades de atendimento para a manutenção da saúde dos pacientes do município e arredores”, frisou.

    Para viabilizar a estrutura, muitos repasses importantes foram conquistados para ser possível a obra, o investimento em equipamento e manutenção. Só em recursos garantidos pelo deputado federal Marcelo Moraes, ultrapassa R$ 7 milhões, destacou o Diretor do HSC, para prover a sustentabilidade por 30 meses. A deputada estadual Kelly Moraes também destinou emendas, possibilitando a compra de equipamentos e complemento das obras. Ainda assim, foi necessário buscar mais.

    O aporte de R$ 300 mil mensais da Prefeitura a partir do ano que vem vai agregar para essa manutenção. “É uma busca incessante para a manutenção do nosso hospital, que tem um déficit, mas temos que trabalhar melhorando os processos no dia a dia”, declara, ressaltando a união de esforços de governos, parlamentares, iniciativa privada, entidades e comunidades para somar nesse projeto.

    Molz ressalta que existem desafios: “todos sabem que tabela SUS não é reajustada há muito anos e por isso precisamos de todos os apoios”. Por isso, durante a entrevista à Arauto News, o Diretor destacou que não cabe apenas ao município de Santa Cruz arcar com auxílio à casa de saúde, que atende a toda região. Esse amparo também poderia ser regional, dos municípios que usufruem.

    Em pesquisa rápida, na utilização atual da UTI Neopediátrica em histórico recente, citou que 52 municípios foram atendidos, o que demonstra a relevância para toda a região.

    Estrutura

    A nova UTI Pediátrica do HSC, que atende crianças de 29 dias a 12 anos, passou de dois para cinco leitos, sendo quatro para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na UTI Neonatal, que atende recém-nascidos até 28 dias, o número de leitos passou de oito para 10, sendo oito para o SUS. As unidades possuem plantões médicos 24 horas e são formadas por equipes multidisciplinares que contam com médicos e enfermeiros especialistas, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudióloga e nutricionistas.

    Junto à estrutura encontra-se a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), com 10 leitos especializados no atendimento de recém-nascidos que, devido ao quadro clínico, não estão em condições de ir para casa. O Hospital também possui o Alojamento Materno para as mães que já receberam alta da maternidade e precisam acompanhar o filho recém-nascido na UTI ou na UCI, promovendo o contato ininterrupto. E para que não precisem se ausentar do Hospital para fazer suas refeições, o HSC fornece alimentação às mães de crianças internadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Pediatria, na UTI e no Alojamento Materno.

    Entre os programas e projetos desenvolvidos atualmente na unidade está o Método Mãe-Canguru, que promove o contato precoce, pele a pele, entre a mãe e o filho. Esta modalidade é voltada aos recém-nascidos de baixo peso e os pais possuem livre acesso à UTI e à UCI.

    Outro projeto importante é A hora do conforto, que tem como objetivo proporcionar aos pequenos pacientes um ambiente similar ao útero materno. O projeto tem aspecto importante de humanização para o prematuro, oferecendo conforto, descanso e tranquilidade aos bebês por meio de mecanismos como o silêncio e as redes neonatais, reduzindo o stress do ambiente.

    Para os pais e familiares das crianças internadas na UCI e na UTI Neonatal e Pediátrica do HSC há ainda o Grupo de Aconchego e o Grupo Bebê a Bordo, que são espaços de apoio para atender às diferentes demandas destas famílias. Nestes momentos são trabalhados os sentimentos dos pais frente à hospitalização, além de atividades de autocuidado com a mãe. Estes grupos também promovem o vínculo entre pais e equipe profissional, estabelecendo uma relação de confiança que proporciona mais segurança à família em relação ao cuidado e à terapêutica prestados.

    Leia também