O início dos atendimentos no local, que contará com cinco leitos, está programado para 2 de janeiro de 2025
Na manhã desta sexta-feira (13), às 10 horas, está agendada a cerimônia de inauguração da UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz. “Para o Hospital Santa Cruz é uma alegria muito grande ter conseguido finalizar esse projeto tão importante para a comunidade, projeto auxiliado por tantas pessoas e pelo governo. Estamos muito felizes em entregar essa UTI Pediátrica com cinco leitos à comunidade”, resumiu o diretor-geral do HSC, Rolf Fredi Molz. Ainda que o espaço seja inaugurado nesta sexta-feira, o início dos atendimentos no local se dá em 2 de janeiro de 2025.
Com isso, destacou Molz em entrevista à Arauto News, “teremos especificamente uma UTI Neonatal com 10 leitos, uma UCI e agora uma UTI Pediátrica com cinco leitos e isso amplia nossas possibilidades de atendimento para a manutenção da saúde dos pacientes do município e arredores”, frisou.
Para viabilizar a estrutura, muitos repasses importantes foram conquistados para ser possível a obra, o investimento em equipamento e manutenção. Só em recursos garantidos pelo deputado federal Marcelo Moraes, ultrapassa R$ 7 milhões, destacou o Diretor do HSC, para prover a sustentabilidade por 30 meses. A deputada estadual Kelly Moraes também destinou emendas, possibilitando a compra de equipamentos e complemento das obras. Ainda assim, foi necessário buscar mais.
O aporte de R$ 300 mil mensais da Prefeitura a partir do ano que vem vai agregar para essa manutenção. “É uma busca incessante para a manutenção do nosso hospital, que tem um déficit, mas temos que trabalhar melhorando os processos no dia a dia”, declara, ressaltando a união de esforços de governos, parlamentares, iniciativa privada, entidades e comunidades para somar nesse projeto.
Molz ressalta que existem desafios: “todos sabem que tabela SUS não é reajustada há muito anos e por isso precisamos de todos os apoios”. Por isso, durante a entrevista à Arauto News, o Diretor destacou que não cabe apenas ao município de Santa Cruz arcar com auxílio à casa de saúde, que atende a toda região. Esse amparo também poderia ser regional, dos municípios que usufruem.
Em pesquisa rápida, na utilização atual da UTI Neopediátrica em histórico recente, citou que 52 municípios foram atendidos, o que demonstra a relevância para toda a região.
Estrutura
A nova UTI Pediátrica do HSC, que atende crianças de 29 dias a 12 anos, passou de dois para cinco leitos, sendo quatro para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na UTI Neonatal, que atende recém-nascidos até 28 dias, o número de leitos passou de oito para 10, sendo oito para o SUS. As unidades possuem plantões médicos 24 horas e são formadas por equipes multidisciplinares que contam com médicos e enfermeiros especialistas, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudióloga e nutricionistas.
Junto à estrutura encontra-se a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), com 10 leitos especializados no atendimento de recém-nascidos que, devido ao quadro clínico, não estão em condições de ir para casa. O Hospital também possui o Alojamento Materno para as mães que já receberam alta da maternidade e precisam acompanhar o filho recém-nascido na UTI ou na UCI, promovendo o contato ininterrupto. E para que não precisem se ausentar do Hospital para fazer suas refeições, o HSC fornece alimentação às mães de crianças internadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Pediatria, na UTI e no Alojamento Materno.
Entre os programas e projetos desenvolvidos atualmente na unidade está o Método Mãe-Canguru, que promove o contato precoce, pele a pele, entre a mãe e o filho. Esta modalidade é voltada aos recém-nascidos de baixo peso e os pais possuem livre acesso à UTI e à UCI.
Outro projeto importante é A hora do conforto, que tem como objetivo proporcionar aos pequenos pacientes um ambiente similar ao útero materno. O projeto tem aspecto importante de humanização para o prematuro, oferecendo conforto, descanso e tranquilidade aos bebês por meio de mecanismos como o silêncio e as redes neonatais, reduzindo o stress do ambiente.
Para os pais e familiares das crianças internadas na UCI e na UTI Neonatal e Pediátrica do HSC há ainda o Grupo de Aconchego e o Grupo Bebê a Bordo, que são espaços de apoio para atender às diferentes demandas destas famílias. Nestes momentos são trabalhados os sentimentos dos pais frente à hospitalização, além de atividades de autocuidado com a mãe. Estes grupos também promovem o vínculo entre pais e equipe profissional, estabelecendo uma relação de confiança que proporciona mais segurança à família em relação ao cuidado e à terapêutica prestados.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores