Geral

O desenvolvimento que exige atenção

Publicado em: 12 de abril de 2017 às 17:24 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:34
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Na via estreita é comum ver animais soltos dividindo espaço com pedestres e carros

    São notáveis as mudanças e o desenvolvimento que a pavimentação asfáltica levou aos moradores do bairro São Francisco, um dos mais carentes de Vera Cruz. Há décadas a comunidade esperava o dia de dar adeus à poeira e iniciar uma vida nova. Há duas semanas foi concluída a pintura do trecho, que tem fluxo intenso de carroceiros, já que muitos tiram da reciclagem o sustento da casa. Essa ainda é a preocupação de diversos moradores, como o casal Arildo e Iracema de Oliveira, que temem um acidente com os cavalos. “É preciso andar devagar, cuidar. Têm muitos animais soltos pela rua”, relata o aposentado, mas que ainda exerce a profissão de vigilante.

    Ao lado da esposa, Arildo viu a rua São Francisco, antigamente chamada de Estrada Velha, se desenvolver. Em uma casa próxima à escola, o vera-cruzense criou sete filhos, quatro homens e três mulheres. No início, há cerca de 40 anos, tudo era diferente. “Não tínhamos luz, água, nem uma rua aberta. Tudo foi conquistado com muita luta dos moradores”, lembra. A escola, fundada em 1982, recebia nos primeiros anos a energia elétrica da rede que passava na estrada geral de Rincão da Serra – fato lembrado com precisão pelo morador.
    Todos os avanços e as conquistas emocionam a comunidade. O asfalto, finalizado recentemente, deixa o casal Arildo a Iracema com um sorriso largo estampado no rosto. “Estou muito feliz. A estrada está boa, sem poeira”, conta, ao mesmo tempo que olha para o lado, vê a Escola São Francisco e escuta os gritos das crianças brincando no pátio. “Meus filhos estudaram aí. E, agora, meus netos também”, diz.

    PRIMEIRO PRESIDENTE
    As associações de moradores organizadas em cada bairro têm papel fundamental na luta por melhores condições de saneamento, mobilidade e conquistas para a comunidade. Na São Francisco não é diferente. Arildo foi o primeiro presidente e resgata na memória algumas das reivindicações buscadas junto à administração. “Quando fui presidente, comecei a lutar por uma rua melhor. Nesse momento teve também crescimento no número de casas, mais pessoas começaram a morar por aqui. Por intermédio da associação dos moradores, conseguimos água, luz e esgoto. Há 15 anos também iniciou a busca pelo asfalto na São Francisco. Até que conseguimos. Está aí”, comenta.

    A matéria completa está na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira.