Geral

CTG Candeeiro da Amizade lança produto turístico em Vera Cruz

Publicado em: 12 de março de 2024 às 07:37 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:11
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Paola Severo
    compartilhe essa matéria

    Turismo no Nosso Galpão teve primeira edição no sábado, dia 9, para trabalhadores de hotéis e agências de viagens

    Na manhã de sábado, dia 9, o CTG Candeeiro da Amizade recebeu visitantes para o lançamento do Turismo no Nosso Galpão. A iniciativa é voltada a visitantes e turistas, oferecendo um dia de imersão na cultura gaúcha através da gastronomia, dança e esporte. A atividade foi promovida em parceria com a Prefeitura de Vera Cruz, a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), o Sicredi VTRP, o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

    Conforme a consultora do Sebrae e turismóloga, Claudiana Y Castro, o produto turístico foi desenvolvido no âmbito do projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. “Deste projeto, 40 empresas da região estão recebendo as consultorias. O Candeeiro da Amizade participou e criou essa oferta de turismo, onde faz o convite para os visitantes e o trade turístico, hotéis, agências e guias de turismo, estarem presentes”, explica.

    LEIA MAIS:Evento vai incentivar o turismo no CTG Candeeiro da Amizade

    Uma cerimônia de abertura contou com representantes das entidades parceiras que realizaram falas sobre a importância deste tipo de iniciativa para o desenvolvimento do turismo rural. Para o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, para divulgar a região é necessário ter boas opções de produtos turísticos para oferecer. “Essa imersão vai ser oferecida nos hotéis da região, para que os turistas que estejam por outro motivo visitando a região, tenham essa possibilidade. E as agências de viagem vão poder oferecer também, dentro de vários pacotes de roteiros da região”, comenta.

    Conforme o analista de projetos do Sebrae, Diego Zenkner, é muito importante criar esse tipo de opção, pois o turismo está sempre buscando novas experiências. “A gente percebe que no Rio Grande do Sul isso aumentou bastante depois da pandemia, buscando locais mais próximos, e aqui é perto da Região Metropolitana”, aponta. Para ele, o planejamento é muito importante na criação do produto turístico, assim como a divulgação. “O trabalho do Sebrae é dar o suporte para as empresas que querem trabalhar no turismo, para inovar e daqui a seis meses criar algo novo”.

    Um dos organizadores, Paulo Mans, declarou que futuramente a experiência pode inclusive oferecer uma van que busque os visitantes no hotel em que estão hospedados, por exemplo, para maior comodidade e que este foi apenas o dia de projeto-piloto que dá o pontapé das atividades. 

    Programação forneceu vivência tradicionalista

    A programação do dia proporcionou aos participantes uma vivência da cultura gaúcha dentro de um CTG. Esse tipo de opção de passeio turístico é inédito na região, conforme os organizadores.

     A recepção teve café da manhã com café de cambona e bolinhos de chuva, e o grupo pode acompanhar de perto um ensaio de danças da invernada juvenil da entidade. Também foram realizadas uma oficina para aprender a dar nó de lenço, uma roda de causos com chimarrão e uma breve apresentação do histórico do CTG e quais atividades são promovidas no local.

    A hora do almoço contou com uma tradicional galinhada em estilo campeiro, que já estava sendo preparada desde a manhã. Durante a tarde houve ainda uma visita guiada à estrutura externa, para conhecer o espaço de equoterapia com opções de passeio a cavalo. No local também estava disponível uma lojinha com produtos para chimarrão, como cuia, bomba, térmica e mateiras, e outras lembranças.

    CONFIRA: CTG Candeeiro da Amizade emociona com Pampa Pietá no Enart

    O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, elogiou a iniciativa. “Nós temos um grande potencial na área dos campings, são vários novos investimentos sendo realizados na área do turismo rural e a própria barragem que estamos construindo, que nós temos certeza que vai ser também um ponto que vai atrair muito visitantes. O Candeeiro abrindo suas portas com a atividade na área do tradicionalismo vem a se somar como mais um ponto dentro dessa diversificação do nosso turismo”, declarou.

    O presidente do Conselho de Administração do Sicredi, Heitor Álvaro Petry, também apoiou a novidade. “O Sicredi ainda é visto por muitos como um banco, e a gente sempre faz questão de sermos interpretados e entendidos pela nossa essência de cooperativa, temos o nosso compromisso social e essas parcerias são muito importantes”, disse.