São 40 espaços para expositores, divididos em agroindústrias familiares, artesanatos, floriculturas e sementes crioulas
Com o objetivo de aproximar o público urbano do produtor rural através da comercialização direta de produtos da agricultura familiar, inaugurou, nesta sexta-feira (11), a 3ª Feira da Agricultura Familiar, na 39ª Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. São espaços para expositores, divididos em 30 agroindústrias familiares, todas participantes do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), cinco artesanatos rurais, três floriculturas rurais e uma de sementes crioulas.
Segundo o secretário Municipal da Agricultura, Décio Luis Hochscheidt, a maioria dos produtos traz a história de famílias que seguem um legado, levando o sabor caseiro das comunidades para a Oktoberfest. “Em qualquer feira a nível de Rio Grande do Sul, as feiras da agroindústria são sucesso e com certeza aqui não vai ser diferente, porque as pessoas gostam principalmente do sabor dos produtos vendidos aqui, porque a gente não pode esquecer também que esse sabor normalmente são receitas que passam de pai para filho”, destacou.
O secretário destacou também a importância da Feira para o desenvolvimento do trabalho dos agricultores. “Em muitos agricultores existe o receio de empreender. E passando aqui, com certeza, vindo algumas coisas que eles também produzem dentro da sua propriedade, pegando dica com o pessoal que está aqui, conversando, dá uma energia e uma incentivada para eles também empreender. Por isso é importante para as pessoas que vêm da parte urbana, porque levam o sabor do nosso interior junto para seus lares e quem é do interior vem aqui, conhece, vê e vai saber que não é tão difícil, quanto muitas vezes a gente pensa, fazer uma agroindústria na sua lavoura”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Luiz Covatti, esteve presente na cerimônia e entregou o Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (PEAF) para as produtoras Lira Diva Finger e Eliana Finger, representando os empreendimentos do Vale do Rio pardo.
Notícias relacionadas

Governo Federal reconhece situação de emergência de Rio Pardo devido à estiagem
Cidade histórica tem prejuízo estimado com a seca em R$ 200 milhões

Após pressão dos agricultores, Banco Central recua e propõe construção de acordo sobre o Proagro
Nesta quarta-feira, o deputado Heitor Schuch recebeu na Câmara representantes do banco para discutir a situação

Palestra destaca potencial do turismo rural para produtores venâncio-airenses
Objetivo foi introduzir o serviço como uma nova fonte de renda e oportunidade de desenvolvimento para as propriedades da região

Produtores rurais podem retirar a guia de pagamento do programa troca-troca de sementes de milho
Em 2024, foram 511 sacos entregues para 219 produtores beneficiados