Banco Hemovida

Serviço de coleta de sangue será retomado em Santa Cruz

Publicado em: 11 de abril de 2025 às 15:00
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: ARQUIVO PORTAL ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Doações haviam sido paralisadas há quase um ano

    A coleta de sangue no Banco Hemovida, vinculado ao Hospital Santa Cruz (HSC), em Santa Cruz do Sul, será retomada a partir de maio. O serviço está suspenso desde junho do ano passado, após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024.

    Conforme a instituição, os danos causados pelo mau tempo afetaram a logística de envio das amostras, etapa essencial para a liberação das bolsas de sangue. Desde então, a região vinha sendo abastecida com o estoque da unidade matriz, em Novo Hamburgo.

    Atualmente, não há ponto de coleta em funcionamento no município. A situação gerou mobilização entre lideranças políticas. Em sessão da Câmara de Vereadores, a presidente do Legislativo, Nicole Weber (Podemos), lamentou a falta de um local para doação em Santa Cruz, o que obriga os moradores a se deslocarem até Venâncio Aires — a cidade mais próxima com banco de sangue. Segundo ela, diversas reclamações têm sido recebidas desde o início do ano.

    As coletas ocorrerão quinzenalmente. Os interessados em doar devem comparecer com documento de identificação com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. O banco de sangue também recomenda que os doadores façam um lanche leve antes da doação e evitem o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3056-2103.