Evento reúne grandes escritores de diferentes regiões do Brasil, além de presenças internacionais na Praça Getúlio Vargas
Entre os dias 29 de abril e 5 de maio, Santa Cruz do Sul recebe a 35ª Feira do Livro e a 1ª Festa Literária Internacional. Com realização do Sesc Santa Cruz do Sul e da Prefeitura Municipal, os eventos têm Martha Medeiros como patrona, Marli Silveira como escritora homenageada e Elenor Schneider como Personalidade Incentivadora da Leitura. O tema neste ano será “Abra livros, abra o mundo” e as atividades acontecem majoritariamente na Praça Getúlio Vargas (R. Ramiro Barcelos, 918), mas conta com eventos em outras partes da cidade.
LEIA TAMBÉM: Doutora pela Unisc realiza pesquisa sobre a pressão arterial em estudantes de Santa Cruz
Durante toda a semana, a programação reúne diversos escritores renomados, tanto do Rio Grande do Sul quanto de outros estados, como: Paola Severo, Regina Alves Ferreira, Lane Bastos, Valesca de Assis, Lúcia Hiratsuka, Rosane Castro e Rogério Athayde. A primeira edição da Festa Literária Internacional traz à Santa Cruz do Sul escritores como Teresa Cárdena, de Cuba, Alejandra Giordano, da Argentina, e Mária Elena Morán, da Venezuelana.
Na noite de abertura, às 19h, o Sarau Elétrico chega ao palco principal e traz a presença da escritora Cláudia Tajes, do professor Luís Augusto Fischer e da comunicadora Katia Suman para explorar o universo da literatura. Já no dia 30, também às 19h, a patrona Martha Medeiros participa de um Talk Show, no auditório Central da Unisc (Av. Independência, 2293 – Bloco 24). Atividade com ingresso solidário, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, e a retirada pode ser feita na Unidade, no estande do Sesc na Feira do Livro ou por agendamento via telefone (51) 3713 3222.
29/04 (segunda-feira)
Público-alvo: 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
8h30 – Abertura das bancas
9h – Bate-papo com a escritora Paola Severo
10h – Apresentação cultural de escolas
13h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
14h – Bate-papo com a escritora Paola Severo
15h – Apresentação cultural de escolas
16h – Performance literária com o grupo Vivandeiros da Alegria
19h – Abertura Oficial da 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e 1ª Festa Literária Internacional – Apresentação cultural de abertura “Sarau Elétrico” com participação do professor Luís Augusto Fischer, escritora Claudia Tajes e da comunicadora Katia Suman
30/04 (terça-feira)
Público-alvo: 8º, 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio
8h30 – Abertura das bancas
8h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
9h – Encontro com a escritora Valesca de Assis
10h – Apresentação cultural de escolas
13h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
14h – Encontro com a escritora Valesca de Assis
15h – Encontro com a Escritora homenageada Marli Silveira e com a Personalidade Incentivadora da Leitura Elenor Schneider
15h30 – Apresentação cultural de escolas
16h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
17h30 – “Café, Música e Poesia” com Lígia Hertzer. (Local: Espaço Café Dona Boleira, junto à Feira).
19h – “Talk Show” com a Patrona Martha Medeiros. Local: Auditório Central da Unisc (Av. Independência, 2293 – Bloco 24). Atividade com ingresso solidário mediante doação de 1kg de alimento não perecível, e a retirada pode ser feita na Unidade, no estande do Sesc na Feira do Livro, ou perante agendamento pelo telefone: (51) 3713 3222.
01/05 (quarta-feira)
10h – Abertura das bancas
10h – Leitura e criação de histórias com a biblioteca da Odhara, com Andrea Souza e Odhara Souza.
13h30 – “Era uma vez… Três” – Contação de histórias com Roger Castro, Eleonora Medeiros e Sonia Luz.
14h – Apresentação do Coral do Grupo Sesc Maturidade Ativa.
14h30 – Narração de histórias com a escritora Lane Bastos.
15h30 – Espetáculo infantil “Rainha Abayomi, do Reino de Okan”
16h30 – Programação Internacional – Bate-papo com a escritora venezuelana María Elena Morán
19h30 – Oficina literária com a escritora Lúcia Hiratsuka, destinada para professores/mediadores de leitura e interessados (Local: Casa das Artes Regina Simonis).
02/05 (quinta-feira)
Público-alvo: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
8h30 – Abertura das bancas
9h – Encontro e narração de histórias com a escritora Lúcia Hiratsuka
10h – Apresentação cultural das escolas
13h30 – Animação cultural – Grupo Vivandeiros da Alegria
13h45 – Encontro e narração de histórias com a escritora Lúcia Hiratsuka
15h – Apresentação cultural das escolas
16h30 – Animação cultural – Grupo Vivandeiros da Alegria
17h – Painel: “Academia de Letras de Santa Cruz do Sul: Rumo ao 4º Congresso Estadual de Academias de Letras, a ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro de 2024, em Santa Cruz do Sul”. (Local: Palco principal da Praça).
19h – Programação Internacional – Roda de Conversa com a escritora cubana Teresa Cárdena – mediação: Rogério Athayde – (Local: Palco principal da Feira do Livro).
03/05 (sexta-feira)
Público-alvo: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
8h30 – Abertura das bancas
9h – Programação Internacional – Encontro e narrações de histórias com as escritoras Alejandra Giordano e Rosane Castro
10h – Apresentação cultural das escolas
13h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
14h – Programação Internacional – Encontro e narração de histórias com as escritoras Alejandra Giordano e Rosane Castro
15h – Apresentação cultural das escolas
16h – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
17h – Programação do grupo Bah! + quadrinhos + cultura – (Local: Espaço Café Dona Boleira – junto à Feira).
19h – Roda de conversa com as Personalidades Incentivadoras da Leitura – Lígia Hertzer, Marcia Simon, Sonia Luz e Elenor Schneider. (Local: Casa do Escritor junto à Feira do Livro).
04/05 (sábado)
10h – Abertura das bancas
10h – Encontro gaúcho: arte, cultura, tradição e café – CTG Lanceiros de Santa Cruz
13h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
14h30 – Programação Internacional -Narração de histórias com as escritoras Alejandra Giordano e Rosane Castro
15h30 – Espetáculo teatral “O Fantástico Mundo da Literatura, um Mergulho Mágico” com o grupo Inspirados
16h – Oficina de Criação Literária APCEF/RS: Sarau de Contos e Romances.
17h – Intervenção Urbana com o AVU – Ateliê de Vivências Urbanas.
18h – “Convergência Literária: Encontro de escritores da região”. Realização: Editora Vírtua (Local: Espaço Café Dona Boleira – junto à Feira).
19h30 – Bate-papo com o escritor Diego Weigelt e exibição do projeto audiovisual “Rádio & Rock no Rio Grande do Sul”.
05/05 (domingo)
10h – Abertura das bancas Encontro Especial do Grupo Sobre Livros & Leituras (Local: Espaço Café
Dona Boleira – junto à Feira).
13h30 – Animação cultural com o grupo Vivandeiros da Alegria
14h – Narração de histórias com a escritora Regina Alves Ferreira sobre o livro “O Menino Valente”
14h30 – Espetáculo teatral “O Fantástico Mundo da Literatura, um Mergulho Mágico” com o grupo Inspirados
16h – Contação de histórias sobre o livro “Nina e a Música do Mar”, com a contadora de histórias Adriana Aguiar de Azevedo e a turma da Nina.
17h – Sarau Revista Escriba: “Ao interior do interior, o olhar transverso”.
19h – Encerramento da 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional.
Notícias relacionadas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas