Geral

Delator diz que Temer pediu R$ 10 milhões à Odebrecht

Publicado em: 10 de dezembro de 2016 às 13:25 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:12
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    O dinheiro serviria como apoio financeiro para as campanhas do PMDB em 2014

    Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, relatou ao Ministério Público Federal (MPF) que o presidente Michel Temer pediu R$ 10 milhões ao empreiteiro Marcelo Odebrecht, no ano de 2014.

    O pedido teria ocorrido durante um jantar no Palácio do Jaburu e feito diretamente ao dono da Odebrecht, Marcelo Odebrecht . O dinheiro serviria como apoio financeiro para as campanhas do PMDB em 2014.  Na época, Temer era vice-presidente da república.

    O delator é um dos 77 executivos da empreiteira que assinaram acordo de delação premiada com o MPF. A informação de que Temer solicitou dinheiro à Odebrecht está em material entregue pelo executivo nos termos de confidencialidade.

    PALÁCIO REPUDIA ACUSAÇÃO

    O Palácio Planalto repudiou nesta sexta-feira (9), em nota, as acusações de que o presidente Michel Temer teria solicitado valores ilícitos da empreiteira Odebrecht em meio à campanha à Presidência em 2014.

    O Planalto diz que todas as doações da construtora foram legais. “O presidente Michel Temer repudia com veemência as falsas acusações do senhor Cláudio Melo Filho.  As doações feitas pela Construtora Odebrecht ao PMDB foram todas por transferência bancária e declaradas ao TSE [Tribinal Superior Eleitoral]. Não houve caixa 2, nem entrega em dinheiro a pedido do presidente”, diz a nota.