Documento foi divulgado pelo promotor Érico Fernando Barin. Helena Hermany se manifestou em nota oficial
O Ministério Público instaurou recentemente um procedimento preparatório que tem como objetivo, de acordo com o documento divulgado pelo promotor responsável, Érico Fernando Barin, investigar e prevenir possível prejuízo ao patrimônio público de Santa Cruz. Trata-se de uma investigação preliminar para apurar indícios de irregularidades, por meio de busca de informações, coleta de dados, requisição de documentos, perícias e depoimentos.
Confira o que diz o documento:
TIPO DE PROCEDIMENTO: Procedimento Preparatório. Nº DO PROCEDIMENTO: 00861.002.975/2024. PROMOTORIA DE JUSTIÇA: Promotoria de Justiça Especializada de Santa Cruz do Sul. PROMOTOR(A) DE JUSTIÇA RESPONSÁVEL: Érico Fernando Barin. CLASSIFICAÇÃO: 2º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santa Cruz do Sul. OBJETO: Investigar e/ou prevenir possível prejuízo ao patrimônio público de Santa Cruz do Sul e /ou ilegalidades por atos da Prefeita Municipal Helena Hermany, que pré-julgou e afirmou, publicamente, que as fraudes licitatórias e os prejuízos ao erário elucidados pela Operação Controle e objeto da Ação Penal 50957097520248210001 não ocorreram, mesmo ainda estando em curso procedimentos administrativos instaurados pelo próprio Município para apuração, no mâmbito administrativo/funcional, dos fatos. INVESTIGADO(S): Helena Hermany. LOCAL DO FATO: Santa Cruz do Sul.
Em nota, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, afirmou que “reitero meu compromisso com a transparência e a colaboração com o sistema Judiciário. Os procedimentos do Ministério Público são preparatórios e não judiciais, de sua natureza institucional, e refletem a mesma cautela que sempre tive ao longo da minha vida pública: prezar pela lisura nos processos e garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta e eficiente.”
Ainda destacou que sua trajetória como gestora “é marcada pela integridade, com todas as minhas gestões sendo aprovadas pelos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, sem qualquer apontamento. Continuarei agindo dessa maneira, zelando pelo patrimônio público.”
Também ressaltou que “em período eleitoral, como candidata à reeleição, exerço meu direito à livre manifestação de opiniões e ideias, o que não me exime das responsabilidades que tenho enquanto gestora. Sempre pautei minhas ações pela legalidade e pela boa administração, e assim continuarei, comprometida com o melhor para Santa Cruz do Sul.”
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão