Fala do chefe do executivo foi feita na manhã deste domingo, através de publicação em sua rede social
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, anunciou neste domingo (10) o início de uma nova fase no enfrentamento do desastre causado pelas cheias que assolaram os municípios do Vale Taquari, que é considerada a maior tragédia natural da história do Rio Grande do Sul e que, até a manhã deste domingo, já contabilizava 43 óbitos.
Caumo anunciou que a partir das 13h deste domingo, caminhões da prefeitura estarão à disposição das famílias que têm condições de retornar para suas casas. Essa medida marca um importante passo na recuperação e reconstrução das comunidades atingidas pelas inundações e chuvas torrenciais que afetaram a região.
Até o momento, de acordo com informações da Defesa Civil, um total de 88 municípios no Rio Grande do Sul foram afetados de alguma forma por esse desastre natural. São 3.130 pessoas resgatadas pelas equipes de socorro, e ainda existem 3.798 indivíduos desabrigados e 11.642 desalojados. O impacto das cheias também se estende além das vítimas diretas, com um total de 150.341 pessoas afetadas de alguma forma em todo o estado.
Leia também: Quase 30 mil animais mortos e mais de 10 mil propriedades atingidas; veja o relatório das perdas da produção rural
Notícias relacionadas

Vera Cruz retoma projeto de ciclofaixa na ERS-409 após danos causados pela enchente
Estrutura será construída nas laterais da rodovia, entre o Ginásio do Bom Jesus e a ponte sobre o Rio Pardinho

Morre o Papa Francisco
Anúncio foi feito pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec