Locais servem para distribuição de roupas, alimentos e material de higiene e limpeza para as famílias atingidas no segundo e nono Distritos
Três dias após a baixa do rio Taquari, a Prefeitura de Venâncio Aires conseguiu concluir a instalação de três pontos fixos de distribuição de donativos em Vila Mariante. Os locais servem para distribuição de roupas, alimentos e material de higiene e limpeza para as famílias atingidas no segundo e nono Distritos.
Com mais de 2 mil pessoas desabrigadas ou com graves prejuízos em suas moradias e outras 150 desalojadas, ou seja, que perderam tudo. A Administração Municipal e a Defesa Civil ainda não definem um tempo exato para a reconstrução, mas enfatizam que 100% das famílias já foram atendidas de forma emergencial. “A solidariedade dos venâncio-airenses e de pessoas de todo Estado nos comove. Agora é nossa obrigação fazer essas doações chegarem a quem mais precisa e da forma rápida”, declarou o prefeito Jarbas da Rosa, que tem sido presença constante na linha de frente dos trabalhos no município.
Na manhã deste domingo (10), foram instalados três pontos secos para distribuição de donativos: Igreja Quadrangular; Comunidade São Cristovão de Linha Chafariz e Igreja Cristo Rei, de Santa Mônica.
Leia também: Alckmin anuncia R$ 741 milhões em recursos federais para o Vale do Taquari; veja a distribuição
O próximo passo, relata o prefeito Jarbas da Rosa, é a definição de critérios e organização das famílias para acesso aos benefícios eventuais anunciados pelos governos do Estado e Federal. “Nossas equipes de assistência social já estão fazendo os cadastros sociais e iremos intensificar os cadastros de necessidades de obras e móveis nos pontos fixos e também no trevo de Vila Mariante. E a partir desta segunda-feira, 11, nossas equipes de engenharia também farão as vistorias às moradias para projetos e necessidades”, acrescenta.
À tarde, Jarbas da Rosa e a secretária de Planejamento de Venâncio Aires, Deizimara Souza, participaram de reunião, na Univates, com o governador do Estado, Eduardo Leite, e o presidente em exercício, Geraldo Alckmin. Na oportunidade, o prefeito confirmou o reconhecimento do decreto de calamidade pública de Venâncio Aires pelos governos do Estado e Federal. Com isso será possível acessar recursos para reconstrução de estradas, pontes e moradias completamente destruídas pela enxurrada.
Notícias relacionadas

Vera Cruz retoma projeto de ciclofaixa na ERS-409 após danos causados pela enchente
Estrutura será construída nas laterais da rodovia, entre o Ginásio do Bom Jesus e a ponte sobre o Rio Pardinho

Morre o Papa Francisco
Anúncio foi feito pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec