Geral

Pontes destruídas pela enchente em Sinimbu serão reconstruídas em breve

Publicado em: 10 de julho de 2024 às 13:41
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Leandro Porto
  • Sinimbu foi um dos municípios mais afetados pela enchente de maio deste ano | Foto: Eduardo Wachholtz/Arquivo/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prefeita Sandra Backes confirmou que o processo licitatório para a reconstrução será aberto na próxima terça

    O processo licitatório para a reconstrução de duas pontes em Sinimbu vai ter andamento importante na próxima semana. A abertura das propostas das empresas interessadas em assumir as obras deve ocorrer na terça-feira (16), a partir das 9h. Em entrevista ao programa Direto Ao Ponto, da Arauto News, a prefeita Sandra Backes informou que as estruturas de concreto armado contempladas ficam em Linha Rio Pequeno e Linha Alto Sinimbu.

    Ao longo desta semana, o setor de licitações do município deve ser incumbido de realizar o processo para mais três pontes: em Linha Gamelão, Alto Sinimbu (Casc) e também a extensão da ponte de Linha Inverno. “Os trabalhos estão acontecendo, junto com a nossa equipe técnica que faz um ótimo trabalho de lançamento dentro do programa do Governo Federal”, disse Sandra.

    A chefe do Executivo também avaliou os impactos financeiros na produção agrícola de Sinimbu. Ela observou que, felizmente, a colheita e comercialização do tabaco já estavam praticamente concluídas no período das enchentes, caso contrário, o prejuízo teria sido ainda maior.

    “Além de impactar toda a região em estradas e mobilidade, as perdas na agricultura foram muitas. Nós tivemos entorno de R$ 80 milhões em perdas dentro da agricultura só. Isso representa muito para o nosso município”, revelou.

    “O nosso município não planta apenas tabaco, ele produz leite, soja, milho. Pequenas propriedades que plantam, inclusive para sua subsistência. A agricultura familiar que abastece toda a merenda escolar. É uma preocupação constante da administração, junto com todo o setor agropecuário do nosso município”, completou.

    De acordo com a prefeita, ainda é necessário encaminhar solução para a ponte do Cerro da Mula. Além disso, possivelmente o município terá que arcar com os custos da reconstrução da estrutura de Linha Marcondes, que por duas vezes teve projeto negado. Ainda segundo Sandra, Sinimbu tem cerca de 700 quilômetros de estradas de chão e todas elas sofreram avarias com as enchentes.