Segundo a Administração Municipal, a legislação das antenas de celular é antiga, o que está atrasando o processo de instalação da tecnologia
Alguns moradores de Santa Cruz começaram a perceber uma novidade ao acessar a internet pelo celular: a presença do sinal 5G da operadora Vivo. Relatos encaminhados à reportagem da Arauto News 89,9 FM indicam que aparelhos compatíveis já captam a nova geração de conexão móvel em pontos do Distrito Industrial e em alguns bairros da zona sul do município, como Progresso, Rauber e Faxinal Menino Deus, e em pontos do Centro. No caso do Centro, com mais instabilidade.
Segundo o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, a legislação das antenas/torres de celular no município é defasada e impeditiva para a instalação do 5G, o que está atrasando o processo. Ele afirmou que a lei foi totalmente revisada, tornando-se moderna e dinâmica, abrindo portas para receber a tecnologia em curto espaço de tempo.
“Hoje, Santa Cruz precisa ter o sinal 5G. Isso não acontece porque a gente tem uma legislação antiga e ultrapassada, as operadoras dizem isso, que não trazem 5G para Santa Cruz, porque a legislação é atrasada. Então, nós construímos uma minuta de uma legislação nova, moderna, que está no jurídico e deve estar ingressando na Câmara, acredito que, no máximo, na próxima semana. E, com isso, a gente vai acelerar bastante esse processo de 5G em Santa Cruz”, explicou o secretário.
Em janeiro, o prefeito Sérgio Moraes e o vice-prefeito Alex Knak assinarem um pedido formal solicitando à Vivo a implementação do 5G em Santa Cruz. Em 2021, uma iniciativa na mesma linha havia sido adotada na tentativa de agilizar o serviço no município. Em nota enviada à Arauto News, a operadora informou que a tecnologia da companhia já está presente em 509 municípios do país, cobrindo 61,5% da população brasileira. No Rio Grande do Sul, a tecnologia está disponível em regiões de 44 cidades. A Vivo destacou que, para acessar a nova rede, é necessário possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra. No entanto, a empresa não detalhou o estágio da implantação da tecnologia em Santa Cruz.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Santa Cruz do Sul possui quatro antenas compatíveis com a frequência do 5G puro (standalone), todas pertencentes à operadora TIM. Com velocidades de conexão muito superiores ao 4G, a chegada do 5G deve impulsionar avanços em diversas áreas, como saúde, mobilidade urbana e inovação tecnológica.
Notícias relacionadas

Laboratório Santa Cruz inaugura nova estrutura em Vera Cruz
Unidade fica localizada na Rua Carlos Werner, número 55

Guarda Municipal presta homenagem a agente falecido em cortejo pelas ruas de Santa Cruz
Rubens da Costa Lautert faleceu nesta quinta aos 57 anos

Prefeitura e Brigada Militar intensificam fiscalização contra transporte irregular em Vera Cruz
Operações visam coibir atividades clandestinas, reforçar a segurança dos passageiros e garantir cumprimento da legislação municipal

Rádio Revista – Cláudia Barbian
Quadradinho do Bem: campanha solidária produz cobertores em Santa Cruz.