VENÂNCIO AIRES

Biblioteca Caá Yari recebe primeira remessa de livros após inclusão no SNBP

Publicado em: 10 de abril de 2025 às 08:00
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    A inserção permite que o espaço se beneficie de recursos e políticas públicas do Governo Federal voltadas para a melhoria dos seus serviços

    Desde o final de março, a Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, de Venâncio Aires, passou a integrar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), um marco importante para a instituição, que agora faz parte de uma rede que amplia sua visibilidade e oferece novas oportunidades de fortalecimento. A inclusão no SNBP permite que a biblioteca se beneficie de recursos e políticas públicas do Governo Federal voltadas para a melhoria e expansão dos seus serviços.

    Já colhendo os frutos dessa inclusão, a biblioteca recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), a primeira remessa de livros originada da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que conta com financiamento do Pró-Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sendo realizada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. Ao todo, foram entregues 60 novos títulos, que irão enriquecer o acervo da biblioteca e beneficiar a comunidade local com mais opções de leitura.

    “A chegada desses livros é um reflexo direto dos benefícios que a adesão ao SNBP pode proporcionar, ampliando o acesso a recursos que antes não estavam disponíveis. A equipe da biblioteca agora trabalha para organizar e disponibilizar o novo material, garantindo que a população tenha acesso a um acervo diversificado e atualizado”, destaca a bibliotecária Andressa Tornquist.

    Os livros selecionados e enviados pela Editora L&PM para este projeto abrangem diferentes gêneros, como poesia, contos, romance e literatura infantojuvenil. A curadoria da editora priorizou obras que representam a diversidade da produção literária do Estado, reunindo autores clássicos e contemporâneos, além de textos que resgatam a identidade cultural do Rio Grande do Sul.