Projeto foi apresentado na tarde desta segunda-feira (9), no plenário da Câmara de Vereadores, e obra terá seis meses de execução
A Ponte Centenária de Sinimbu, que tem valor histórico, econômico e social incontestável para o município, não vai ficar apenas na memória da população de como era antes de ser devastada pela enchente. A Administração Municipal anunciou a parceria privada com a Japan Tobacco International, a JTI, que apresentou projeto elaborado pelo engenheiro Ricardo Almeida e, após a licitação e assinatura do contrato, serão seis meses de obras para a entrega de uma nova estrutura, que respeita a originalidade da primeira, mas mais resistente, acessível, segura e iluminada.
A apresentação do projeto na cerimônia foi conduzida pelo engenheiro Giovane Zanetti, que destacou que o projeto está pronto, assim como o orçamento, e vai ser passado para o setor de licitações, para o seguimento do trâmite legal. Após isso serão seis meses de execução de obra. Zanetti frisou que o projeto buscou qualificar a ponte em suas as estruturas, “ela ficou mais resiliente, mais adequada para o uso”. Foi pensado muito na inclusão do pedestre, que tinha uma dificuldade muito grande no uso antes, pois dividia o trânsito com o veículo, e agora ele recebe um amparo com o seu fluxo separado, distinto do veículo para garantir a sua segurança e cumprir as normas de acessibilidade, explicou o engenheiro.
Radiante com a parceria privada para viabilizar essa obra, de uma ponte histórica e tão significativa para Sinimbu, a prefeita Sandra Backes transmitiu sua gratidão à JTI por mais uma vez estender a mão para o município, tão devastado com a enchente do fim de abril e início de maio. O projeto apresentado, frisou a prefeita, mantém a originalidade da ponte centenária “inclusive aperfeiçoando ela com mais luminosidade, projeto fotovoltaico, e também acessibilidade, para nós é uma grande alegria. Nós podermos manter um projeto robusto e manter a ponte, porque ela tem a sua história. Ela conta a sua história, ela tem a sua vida, e nós podemos manter a originalidade dessa ponte numa reconstrução mais moderna agora. Ela também simboliza muito para o nosso município, para as nossas pessoas, porque a ponte conecta. Ela conecta a vida, ela conecta pessoas, ela conecta momentos, e este é um momento muito especial. Porque a JTI, ela também ainda tem parte do seu patrimônio aqui no nosso município, e eu vendo essa parceria acontecendo com toda a sua confiabilidade, a gente fica muito feliz”.
“Sinimbu é parte de quem a gente é”
Roberto Macedo, líder de Operações de Tabaco da JTI no Brasil, também ressaltou sobre esse momento emblemático vivido pela JTI em Sinimbu. “Foram 30 semanas de espera, e a gente agradece a comunidade pela paciência. Agradecemos aos mais de 500 voluntários que contribuíram na reconstrução de Sinimbu. Na JTI Global, temos uma área de investimentos comunitários que contribui para recuperação de locais que sofrem com desastres naturais em todo mundo. E quando aconteceram as enchentes, o Rio Grande do Sul foi considerado elegível por essa área de investimentos comunitários e veio a oportunidade de considerarmos a reconstrução da ponte centenária de Sinimbu, preservando toda história, arquitetura, como um símbolo da resiliência do povo, um símbolo da comunidade e deixando um legado para a geração que passou por toda essa enchente e também às gerações futuras. Isso está dentro dos valores da JTI”, salientou o gestor.
Macedo reconheceu que sabe do papel, da responsabilidade da empresa e do setor. “Temos um vínculo emocional muito grande com Sinimbu, não é só parte da nossa história, Sinimbu é parte de quem a gente é. A Kannenberg iniciou em Sinimbu e quando a JTI chegou ao Brasil há 15 anos, ela adquiriu a Kannenberg e a KBH&C, então temos muitos produtores, colaboradores, que têm vínculo com a cidade de Sinimbu. Fazer a reconstrução do maior marco, da maior simbologia dessa comunidade é algo que nos deixa muito feliz”, arrematou.
Leia também
- JTI recebe dupla premiação em Sustentabilidade e Qualidade de Vida
- JTI e Unisc firmam parceria para restauração do Rio Pardinho com o projeto Muda
- JTI celebra 15 anos da operação de tabaco no Brasil
- JTI brinda a imigração alemã no Espaço Arauto
- JTI celebra com os produtores de tabaco a excelência do agronegócio
- Canecos verdes em brindes: é uhu JTI
- No Dia Internacional da Mulher Rural, JTI realça o papel fundamental na economia brasileira