Câmara de Vereadores

“A verdade é nossa, nós não temos no PDT candidata laranja”, afirma vereador eleito

Publicado em: 09 de dezembro de 2024 às 12:05 Atualizado em: 09 de dezembro de 2024 às 12:37
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • FOTO: EDUARDO WACHHOLTZ/GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Investigação conduzida pelo Ministério Público apura uma possível fraude eleitoral na sigla

    Na manhã desta segunda-feira (9), lideranças do PDT de Santa Cruz do Sul comentaram a investigação conduzida pelo Ministério Público sobre uma possível candidatura laranja na sigla. A promotora Catiuce Ribas Barin lidera o inquérito que apura a inclusão de uma mulher na nominata do partido, supostamente para cumprir a cota de gênero na disputa por cadeiras na Câmara de Vereadores.

    Candidaturas laranjas são aquelas consideradas de fachada, frequentemente utilizadas para desviar recursos do Fundo Eleitoral. Caso a suspeita seja confirmada, uma das possíveis consequências seria a perda do mandato de Andrei Barboza (PDT), eleito vereador em 6 de outubro.

    Em entrevista ao Grupo Arauto, Barboza relatou ter recebido a notícia enquanto estava em Santa Maria, acompanhando o CTG Lanceiros de Santa Cruz no FestMirim. “Recebi de surpresa, tive que voltar para Santa Cruz, eu já ia voltar, estava programado para voltar. Quando eu cheguei na cidade que eu comecei fazer as ligações que eu precisava fazer para me inteirar do assunto, que na verdade não me envolve”, descreve.

    O vereador afirma estar tranquilo em relação à situação e destaca que sua equipe jurídica já está preparando a defesa que será apresentada em breve. “A verdade é nossa, nós não temos no PDT candidata laranja”, salienta Barboza.

    Barboza obteve 965 votos nas eleições municipais, enquanto a suposta candidata laranja recebeu 16 votos. “Cada candidato tem seu desempenho. Não entro nesse mérito, mas posso assegurar que o PDT não tem candidatas fantasmas. Estou tranquilo quanto à investigação, que está sendo conduzida pelas partes competentes”, concluiu.

    Procurado pela reportagem, o presidente do PDT em Santa Cruz, Nilo Barbosa disse que os advogados que representam a sigla no caso já estão atuando. Ele deu uma pequena declaração ao Grupo Arauto e falou que “a verdade está do nosso lado”. Um posicionamento mais completo, de acordo com o presidente, deve ser divulgado pela assessoria jurídica durante a semana.

    Leia também