EDUCAÇÃO

Prefeitura de Venâncio Aires renova contrato e fortalece parceria com a Escola Família Agrícola

Publicado em: 09 de abril de 2025 às 15:07
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Parceria segue por mais 15 anos; novos projetos deverão ser realizados

    A Prefeitura de Venâncio Aires renovou oficialmente o contrato de parceria com a Escola Família Agrícola (Efasc), de Santa Cruz do Sul, nesta quarta-feira (9), consolidando mais um importante passo no fortalecimento da educação e da agricultura. A parceria, que já vem rendendo frutos ao longo dos últimos anos, tem como foco principal o apoio às atividades pedagógicas da escola, garantindo suporte para a formação integral de adolescentes e jovens que vivem e atuam no campo.

    De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, houve a ampliação do aporte financeiro para 70%. “Tivemos uma ampliação no número de estudantes, de 10 para 12 alunos, e também a renovação com aumento do financiamento da parte da Prefeitura para 70%. Estou muito feliz, porque avançamos na agricultura, na diversificação, e tudo passa pelo estudo. Adolescentes que pensam no futuro, na sucessão rural. Três coisas são fundamentais na vida: a família, a educação e o trabalho”, destacou o prefeito.

    A Efasc, que tem como mantenedora a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), trabalha com a pedagogia da alternância, metodologia que intercala períodos de formação teórica na escola com momentos práticos vivenciados nas propriedades das famílias, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada à realidade dos estudantes.

    Para o coordenador institucional da Efasc, Adair Pozzebon, a parceria com a Prefeitura se estende por mais de 15 anos. “A Prefeitura é uma grande parceira, desde o início da escola. Nós se orgulhamos em dizer isso, que o Município está junto nesta com a gente. A escola veio para trabalhar na lógica que a agricultura e a educação precisam trabalhar juntas. Esse recurso é para que a qualidade do ensino seja mantida, e possuímos uma equipe de professores e monitores comprometidos com a educação de resultado”, ressaltou.

    A iniciativa contribui diretamente para a permanência dos jovens no campo com qualidade de vida, incentivando a sucessão rural, o desenvolvimento sustentável e o protagonismo das famílias agricultoras. Com a renovação do contrato, novos projetos e ações conjuntas devem ser desenvolvidos ao longo do ano, ampliando os impactos positivos da parceria.