Política

Administração de Santa Cruz apresenta relatório dos primeiros 100 dias de gestão

Publicado em: 09 de abril de 2025 às 19:31
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Com dificuldades orçamentárias, as secretarias detalharam o trabalho realizado e projetos futuros

    Na tarde desta quarta-feira (9), a Administração Municipal de Santa Cruz do Sul apresentou um relatório dos primeiros 100 dias de gestão de todo o governo. A reunião, realizada no Salão Nobre do Palacinho, reuniu o prefeiro Sérgio Moraes, o vice-prefeito Alex Knak, secretários e vereadores.

    Na oportunidade, cada secretaria apresentou os trabalhos já realizados e seus projetos futuros. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, destacou que o encontro foi importante para avaliar as ações desenvolvidas pelas pastas e projetar os próximos passos da gestão. Ele afirmou que, apesar das dificuldades orçamentárias enfrentadas, a maioria das secretarias conseguiu cumprir boa parte das metas previstas no plano de governo.

    Na área de planejamento e mobilidade urbana, um dos pontos abordados foi a retomada das obras do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Azevedo explicou que a construção enfrentou problemas e chegou a correr o risco de ser totalmente paralisada. No entanto, a Prefeitura interveio diretamente e concluiu uma etapa necessária há cerca de duas semanas, o que permite que os trabalhos sejam retomados até o final desta semana ou no início da próxima.

    Sobre as obras da BR-471, paralisadas após a Operação Controle, o secretário informou que está em andamento um acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a devolução da via ao órgão federal. A ideia é que o município conclua as obras das alças laterais, evitando prejuízos à população que vive ou trafega na região, e depois repasse essa parte da estrada ao DNIT. O que o prefeito tem ajustado é não prejudicar mais aquelas pessoas que ali estão. Então, as alças laterais, o município vai retomar essa obra, concluir e depois devolver aquela parte lateral para o DNIT. O DNIT não tem condições de fazer isso, ou se fosse fazer, demoraria muito. Então, a gente está concluindo esse termo de referência para lançar o projeto e depois licitar a obra de novo dentro do mês de abril ainda“, explicou.