Geral e Covid 19

Santa Cruz aguarda resultado para saber se paciente idosa morreu por Coronavírus

Publicado em: 09 de abril de 2020 às 08:50 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:29
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Município aguarda resultado do exame que está no Lacen

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou na manhã desta quinta-feira (9) a morte de um paciente com suspeita de coronavírus. Trata-se de uma pessoa com 89 anos, que estava com câncer com metástases. Em razão da idade avançada, passava apenas por cuidados paliativos. Em decorrência do câncer, o paciente apresentou um derrame pleural (água no pulmão), que, consequentemente, provocou tosse e falta de ar no domingo. Não apresentava nenhum outro sintoma de Covid-19, nem teve contato com qualquer pessoa suspeita. Além da idade, faz parte do grupo de risco por ter histórico de hipertensão.

    Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Cruz, a pessoa foi internada no Hospital Ana Nery na terça-feira devido à dificuldade respiratória. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) esclareceu que todos os pacientes internados que apresentam sintoma de Covid-19 passam pela coleta para exame de novo coronavírus, por isso, esse paciente idoso foi notificado com suspeita. O teste foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e a Vigilância Epidemiológica aguarda resultado. 

    Procedimento fúnebre

    Desde esta semana, todos os procedimentos fúnebres no Estado devem seguir protocolos determinados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Independentemente da causa da morte, os corpos serão enterrados com caixão lacrado, com ou sem visor. Os velórios poderão ter, no máximo, três horas de duração, deverão ser realizados no período diurno e respeitar limite de dez pessoas. Já mortos com suspeita ou Covid-19 confirmada, deverão ser sepultados ou cremados assim que o corpo for liberado. Nesses casos, não serão permitidos velórios ou técnicas de conservação de corpos. O paciente que faleceu nessa quarta já foi sepultado, seguindo todas as regras de segurança para evitar uma possível contaminação.