Geral

Prefeitura de Santa Cruz pretende finalizar substituição das lâmpadas de sódio por Led até março

Publicado em: 09 de fevereiro de 2025 às 07:15 Atualizado em: 09 de fevereiro de 2025 às 09:53
  • Por
    Portal Arauto
  • FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA INVISTANASUAIMAGEM
    compartilhe essa matéria

    Previsão foi feita pelo secretário de Serviços Públicos, Edson Kern, em entrevista concedida à Arauto News

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está avançando na substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio por modelos de LED na iluminação pública. O processo, que tem como objetivo reduzir os custos com energia e melhorar a qualidade da iluminação nas ruas da cidade, está previsto para ser concluído até março deste ano.

    Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o secretário municipal de Serviços Públicos, Edson Kern, explicou que a iluminação pública, que antes estava sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, foi transferida para sua pasta. “A iluminação pública é um serviço essencial, e com essa mudança, estamos dando mais atenção e organização para essa área”, comentou Kern.

    Atualmente, o município ainda conta com cerca de 3 mil luminárias antigas, de vapor de sódio, que, segundo o secretário, consomem até três vezes mais energia do que as lâmpadas LED. O custo elevado da taxa de iluminação pública tem sido uma preocupação, e a substituição das lâmpadas visa aliviar esse impacto no orçamento municipal.

    A substituição está sendo realizada por uma empresa terceirizada, que possui contrato com a prefeitura até março para concluir o trabalho. A meta é que toda a iluminação pública de Santa Cruz do Sul seja convertida para LED até o prazo estipulado.

    Em relação à quantidade de luminárias na cidade, Kern destacou que uma estimativa feita em 2018 apontava a existência de 23 mil lâmpadas. No entanto, devido ao crescimento da cidade e à criação de novos loteamentos, o número atual já ultrapassa as 27 mil luminárias.