Administração Municipal, órgãos de segurança e voluntários ajudam famílias e moradores que perderam tudo
Moradores de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, deram início a limpeza e organização das casas, comércios, empreendimentos, escolas e locais que abrigavam serviços de saúde. A água do Rio Taquari começou a baixar na noite de quarta-feira (6) e nessa quinta-feira (7) a maioria das famílias pôde retornar para a localidade.
O cenário, no entanto, é desolador. Casas foram completamente destruídas ou arrastadas pela força das águas. Animais morreram. A sujeira invadiu espaços públicos, arrancou asfalto, calçadas e portões.
"É uma cena de filme de terror", desabafou o secretário de Infraestutura e Serviços Públicos de Venâncio Aires, Sid Ferreira. Moradores que residem há mais de 30 anos em Vila Mariante afirmam que nunca viram nada parecido e que a velocidade da água foi algo assustador. "Nunca vi nada assim. Foi muito forte, a água veio e subiu muito rápido", diz Glaci Helena Ferreira.
Confira mais: Em novo balanço, sobe para 46 o número de desaparecidos no Rio Grande do Sul
Ao longo desta sexta-feira (8), profissionais de diversas secretarias de Venâncio Aires, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (7º BIB) de Santa Cruz do Sul, apenados, com supervisão da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e voluntários estão na comunidade para ajudar a remover, principalmente, a lama e o lodo que invadiu os espaços e os entulhos da estrada.
"Seguiremos trabalhando enquanto for necessário. Enquanto uma pessoa estiver precisando de auxílio, estaremos aqui. Estamos mobilizados, com força máxima, para ajudar a limpar, organizar e reconstruir o que for preciso", afirma o prefeito, Jarbas da Rosa.
Notícias relacionadas

Santa Cruz lança campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista
Movimento convida sociedade a se engajar na causa da inclusão

Viveiros Werle: 25 anos de trabalho familiar
Empresa se consolidou como referência na produção de mudas de eucalipto, hortaliças e flores na região

Super Feirão da Inclusão vai oferecer vagas de empregos em Santa Cruz
Ação é realizada pelo Fort Atacadista; saiba quem pode participar da iniciativa

Trânsito na Rua Marechal Floriano terá mudanças a partir desta terça-feira em Santa Cruz; confira
Decisão foi tomada em reunião entre a Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana e a empresa responsável pela revitalização do Calçadão