Cobertura Especial

Voluntários criam grupo em rede social para coordenar doações de materiais e entrega de refeições em Venâncio Aires

8 de maio de 2024
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Objetivo é auxiliar a população de bairros e localidades atingidas pela enchente da semana passada | Foto: Arquivo Pessoal
    compartilhe essa matéria

    “O intuito do grupo é conseguir ter comunicação com os moradores dos bairros [de Venâncio Aires] atingidos [pela enchente] e entender suas necessidades para tentarmos levar o que for possível, evitando desperdício.” É com essa premissa que surgiu o grupo “Comunicação de Voluntários – Bairros – Localidades” em um aplicativo de mensagem.

    Criado por Amanda Janisch, que reside em Venâncio Aires, a iniciativa reúne outros moradores do município que se colocaram à disposição para auxiliar os moradores afetados pela enchente registrada em bairros e no interior da cidade. Além disso, o grupo também conta com a participação de moradores dos locais atingidos e de representantes de entidades venâncio-airenses, como Rotaract e Rotary.

    Leia mais: Defesa Civil Nacional repassa assistência humanitária de R$ 4 milhões para Venâncio Aires

    Foto: Arquivo Pessoal

    O objetivo é promover o diálogo assertivo e em tempo real com quem necessita de ajuda, pensando, especialmente, em evitar desperdício. “É importante ajudar na logística e da organização para que chegue na ponta final, que são as pessoas que precisam”, explica Amanda.

    Conforme ela, o grupo, com apoio dos representantes das comunidades – que ficam responsáveis por conversam com os moradores e repassar as demandas -, tenta organizar quem pode ajudar com as diferentes frentes, como no caso das refeições. “A feijoada é um exemplo bem bacana, a Camille comprou as embalagens [com dinheiro arrecadado através de doações], o Rotaract comprou os ingredientes, a comunidade Battisti fez a feijoada e o pessoal da Ordem DeMolay ajudou a entregar. Isso mostra a soma dos esforços.”

    Confira ainda: Operação garante transporte de bebê de dois meses para UTI Pediátrica de Venâncio Aires

    Foto: Arquivo Pessoal

    Outro ponto é a entrega de doações e de itens que estão em falta. Há um mapeamento diário compartilhado no aplicativo de mensagens. A partir disso, a pessoa responsável por receber as doações se disponibiliza a comprar os itens, outra organiza a parte de produção, quando for comida, e outra a de logística e entrega. A força-tarefa tem ajudado moradores de diversas localidades e o intuito é seguir auxiliando enquanto for necessário.

    Quem quiser colaborar, pode entrar em contato com Amanda Jantisch, através das redes sociais, para passar mais detalhes. Além do trabalho em contato direto com a população afetada, o grupo também realiza entrega de doações no Pavilhão São Sebastião Mártir, ponto de coleta montado pela Prefeitura de Venâncio Aires e que destina os itens para famílias e para os três abrigos instalados no município.

    Notícias relacionadas

    Duas novas mortes em decorrência dos eventos climáticos são confirmadas no Rio Grande do Sul

    Cobertura Especial

    19 maio 24

    Duas novas mortes em decorrência dos eventos climáticos são confirmadas no Rio Grande do Sul

    Duas novas mortes em decorrência dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul foram confirmadas neste domingo (19), de acordo com o boletim das 18h da Defesa Civil do Estado. Agora são 157 no total. O número de desaparecidos também…

    Governo discute com prefeitos ações para reconstrução de rodovias do Vale do Rio Pardo

    Cobertura Especial

    19 maio 24

    Governo discute com prefeitos ações para reconstrução de rodovias do Vale do Rio Pardo

    Na manhã deste domingo (19), o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, comandou reunião com prefeitos do Vale do Rio Pardo. Ao lado do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, e do diretor-presidente da…

    Número de desaparecidos no Rio Grande do Sul por conta dos eventos climáticos cai para 89

    Cobertura Especial

    19 maio 24

    Número de desaparecidos no Rio Grande do Sul por conta dos eventos climáticos cai para 89

    Em boletim divulgado às 12h deste domingo (19), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul trouxe novas atualizações quanto aos efeitos das enxurradas e deslizamentos no Estado. A principal diferença em comparação aos levantamentos da última semana é o…

    Venâncio Aires precisa vistoriar mais de 300 imóveis atingidos pela enchente

    Cobertura Especial

    19 maio 24

    Venâncio Aires precisa vistoriar mais de 300 imóveis atingidos pela enchente

    Com a retomada das atividades após e enchente, a Prefeitura de Venâncio Aires segue realizando ações para auxiliar a população atingida e mapeamento as localidades do interior, que ainda seguem sem boas condições de acesso. Outro ponto que gera preocupação…

    Vídeos curtos