Cobertura Especial

Venâncio Aires precisa vistoriar mais de 300 imóveis atingidos pela enchente

Publicado em: 19 de maio de 2024 às 12:00
  • Por
    Portal Arauto
  • Administração Municipal já demonstrou interesse na ação anunciada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo | Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Com a retomada das atividades após e enchente, a Prefeitura de Venâncio Aires segue realizando ações para auxiliar a população atingida e mapeamento as localidades do interior, que ainda seguem sem boas condições de acesso. Outro ponto que gera preocupação por parte dos gestores é quanto a parte estrutural das residências e empreendimentos comerciais afetados pela enxurrada.

    Conforme a prefeitura, em uma estimativa inicial, mais de 300 unidades habitacionais precisam passar por vistorias. No entanto, o município não dispõe de mão de obra para a realização da atividade. Diante disso, a Administração Municipal já demonstrou interesse na ação anunciada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) em parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

    Saiba mais: Cisvale e entidades organizam força-tarefa para avaliação de imóveis atingidos nas enchentes

    A iniciativa contará com a participação de engenheiros voluntários, que irão realizar vistoria nas áreas afetadas e, se possível, fazer a liberação para reconstruções. “Por isso que este mutirão que começou após uma visita ao município de Sinimbu tornou viável a realização desta atividade. Já temos mais de 15 engenheiros confirmados, que irão participar da atividade já no fim de semana”, reforça a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas.

    De acordo com a diretora, a força-tarefa criada para fazer frente à necessidade de vistoria em imóveis conta com a expertise do CREA-RS. “Uma força-tarefa semelhante ocorreu no ano passado, no Vale do Taquari, quando as enchentes de setembro e novembro devastaram vários municípios na região. Trata-se de um trabalho muito importante e necessário para o atual momento, permitindo assim uma avaliação das condições dos imóveis.”

    Leia também: Prefeitura de Venâncio Aires e Caciva lançam campanha para fomentar comércio após período de enchente