Polícia

Candidatos presos pela Polícia Federal sabiam tema da redação do Enem

Publicado em: 07 de novembro de 2016 às 14:35 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:45
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    G1
  • Foto: Portal Arauto/Letícia Dhiel
    compartilhe essa matéria

    Redações sobre o assunto estavam prontas para a transcrição na prova deste domingo

    Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram presos no Ceará e no Amapá com o tema da redação da prova deste domingo (6). Em Fortaleza, a polícia encontrou no bolso do homem o gabarito da prova, o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito. Ele foi visto usando um ponto eletrônico na sala do exame. 

    O candidato já tinha acesso ao gabarito e tema da redação por volta das 11h e 11h30 do dia da prova. Os portões foram fechados às 12h, e o exame começou às 13h. Em Macapá, um homem de 31 anos foi preso logo depois de deixar o local de prova em uma faculdade no Centro. Após abordagem, ele confessou que sabia o tema da redação antes mesmo de iniciar o segundo dia de provas. Com ele, foi encontrado um texto com o assunto "intolerância religiosa", aplicado no Enem a quase 6 milhões de candidatos em todo o país.

    Operação Jogo Limpo
    A Polícia Federal fez ações para combater fraudes no Enem em oito estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará. Ao todo, 11 pessoas foram presas em duas operações. Na operação chamada Jogo Limpo, a PF informou que foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão.

    As informações são do portal de notícias da Globo – G1.