Com 732 votos, a agricultora faz sua estreia na política e conquista uma cadeira para atuar no Legislativo pelos próximos quatro anos
Mesmo com medo de encarar o desafio, ela fez sua estreia na política e surpreendeu. Com 732 votos, 269 a mais do que o segundo candidato mais votado, Marieli Müller (PP) lidera a lista de vereadores de Vale do Sol com a maior votação. Rainha do município eleita em 2019, no currículo Marieli soma graduação em História e pós-graduação em Gestão Rural e História da Alimentação pela Unisc e História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Dom Alberto.
Agricultora assumida e com orgulho, a recém-eleita vereadora atua no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Vale do Sol e defende os direitos de quem vive no campo, ofertando-lhes mais oportunidades, sempre foi uma bandeira, independente de entrar ou não na política.
Mas já que decidiu aceitar o convite, aos 29 anos de idade, abraçou o desafio e o resultado veio. A votação mais expressiva ocorreu em sua localidade, Rio Pardense, seguida do centro. “O coração estava com medo, angústia e ao mesmo tempo feliz, porque tinha tanta gente torcendo, e essa amizade, esse carinho, tudo isso valia a pena. Acredito muito no papel do vereador, de fazer a diferença. E eu acredito no papel da política de verdade, honesta, sem compra de votos, na política de verdade, na democracia”, resume.
A primeira palavra de Marieli é gratidão pelos 732 votos e pela confiança depositada nela, pelo carinho, apoio da família, amigos, colegas, comunidade. Foram mais de 14 comícios, um desafio diferente, de falar, apresentar propostas. “Uma das coisas que sempre falo é o trabalho coletivo e o vereador precisa atuar desta forma, ele traz os anseios da população, com as entidades, Executivo, Conselhos Municipais, com a voz da população”.
Mas ela diz que aprendeu que para um município, um espaço ir bem, precisa ir bem em todos os setores, não apenas no econômico. No social, ambiental, na educação, saúde, obras e outros mais. E no campo, sua área de maior conhecimento e atividade, Marieli ressaltou que os jovens, as mulheres, os aposentados devem ser olhados atentamente para o desenvolvimento no campo. “Hoje nosso município é 96% agrícola e precisamos pensar na sucessão rural e quando falamos nisso, devemos priorizar políticas públicas, habitação, terra, sucessão, Escola Família Agrícola, oportunidades”, destaca.
Também quer dar mais voz e empoderamento às mulheres, falar da violência, inclusive no campo, quebrar tabus. E apoiar projetos nas demais áreas, como cultural e saúde, inclusive na promoção à saúde incluída no currículo escolar, uma ideia que Marieli defende. Essa sementinha foi cultivada enquanto ainda era Soberana de Vale do Sol, e que foi nutrida para agora levá-la ao Legislativo de Vale do Sol. Com o mesmo afinco para fiscalizar e disseminar informações às pessoas, a Rainha quer mostrar que mais uma vez será representante, não da beleza com faixa e coroa, mas da política local junto dos colegas de mandato.
Composição do Legislativo de Vale do Sol
- Marieli Muller (PP)
- Cesar Ebert (PP)
- Marcio Bringmann (PP)
- Alexandre Júnior da Mota (PL)
- Dione Reis (PP)
- Patrícia Fernanda Carvalho (PP)
- Normélio Reckers Méio (PL)
- Mauro Mueller (PT)
- Julinha Goldschmidt (MDB)
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado
UPA e pediatria 24 horas em Rio Pardo podem avançar no ano que vem
Prefeito reeleito, Rógerio Monteiro, apresentou as principais metas para a sua próxima gestão