Esportes

Atitude e dedicação fazem Amanda se destacar no judô

Publicado em: 07 de outubro de 2022 às 09:51 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:38
  • Por
    Gabriel Fuelber
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Pequena na altura, mas grande no tatame, judoca de apenas oito anos tem mostrado muito talento no esporte

    Quando começou a pratica do judô, em abril deste ano, a vera-cruzense Amanda Tochetto Forster, de oito anos, já surpreendia pela sua desenvoltura no tatame. Passados seis meses, o que se viu foi o crescimento de uma atleta que pode alçar grandes voos na modalidade.

    Orientada pelo Sensei Roger Daniel Boeira, da escola vera-cruzense de judô Roger Boeira, a pequena judoca começou na modalidade ao ser convidada pelo próprio Boeira, que foi surpreendido pela rápida evolução de Amanda nos golpes e ensinamentos,  mostrando habilidade na prática do esporte. Segundo a mãe da judoca, Glaucia Tochetto Forster, o judô deixou Amanda mais focada e esforçada. “Ela começou a pensar mais nas suas atitudes e como isso interfere nos seus relacionamentos. Ela está gostando muito de lutar e com os bons resultados obtidos, está empolgada com a possibilidade de seguir no judô”, destaca a mãe, que leva a filha duas vezes por semana para treinar na escola de judô.

    Para a pequena campeã, os treinos têm sido muito legais, a fazendo ficar muito ansiosa pelos dias de luta. “Eu gosto de derrubar os colegas, e quando eles vêm em mim, até os grandes têm dificuldade para me derrubar. Mesmo sendo pequenininha, me sinto grande enquanto luto”, comentou.

    Conquistas

    Com a evolução técnica dentro do tatame, Boeira decidiu incentivar a jovem para participar do Circuito das Copas da Federação Gaúcha de Judô (FGJ). E o resultado não poderia ser melhor, foram duas medalhas conquistadas (ouro e prata), que classificaram a vera-cruzense para o Meeting Interestadual de Judô, que acontece no mês de novembro, em Brusque (SC).

    A surpreendente conquista foi muito comemorada na escola de judô e também pela família de Amanda, que está feliz com a pequena lutadora. “Um esporte individual traz uma grande responsabilidade e peso na própria performance. Cada novo treino ela tenta se superar. Agora para Brusque, nós e ela estamos muito ansiosos e animados com a possibilidade de estar num campeonato desse porte”, complementa.

    Escola de judô

    Atualmente com 40 alunos, a escola de judô Roger Boeira  tem como foco o desenvolvimento dos judocas, baseado em três pilares: família, judô e escola. A escola vera-cruzense de judô atualmente está localizada na Rua Ernesto Wild, 285, no centro de Vera Cruz.