MEIO AMBIENTE

Unisc seleciona propriedades para revitalização de nascentes da Bacia do Arroio Urubé

Publicado em: 06 de outubro de 2024 às 11:18
PROGRAMA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS SELECIONA PROPRIEDADES | DIVULGAÇÃO
compartilhe essa matéria

Serão 27 propriedades beneficiadas por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) a ser desenvolvido

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) torna público o edital de seleção de propriedades para promover revitalização de nascentes da Bacia do Arroio Urubé, afluente do Rio Pardinho, por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O Programa visa selecionar até 27 propriedades.

O Arroio Urubé é um dos afluentes do Rio Pardinho, principal manancial de abastecimento de água do município de Santa Cruz do Sul. Aliado ao crescente nível de degradação e a baixa disponibilidade hídrica em épocas de escassez, justifica-se a escolha do principal afluente na Sub-bacia do Arroio Urubé, a montante da captação de água da Corsan. O trecho estabelecido compreende uma área com 24,35 km² e é ocupado principalmente por atividades agrícolas.

O período de apresentação de propostas para recebimento de PSA vai até o dia 31 de outubro. As propostas devem ser entregues na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMASS) de Santa Cruz do Sul ou por e-mail [email protected] .

A iniciativa envolve, além da Unisc e Prefeitura de Santa Cruz do Sul, a Afubra, Emater, Corsan, Philip Morris Brasil, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo e o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico.  Confira mais detalhes do edital em unisc.br, na aba A Unisc, em seguida Concursos e Editais.

PSA

O PSA é uma forma de reconhecer e recompensar os produtores rurais que contribuem para a conservação e a melhoria dos ecossistemas que geram benefícios à sociedade, que incluem a regulação do clima, a proteção da biodiversidade, a purificação da água, a prevenção da erosão, entre outros. Visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis, valorizar o patrimônio natural e promover o desenvolvimento rural com respeito ao meio ambiente, incluindo-se a conservação e melhoria da quantidade e da qualidade da água em bacias hidrográficas importantes ao abastecimento humano.

Leia também