Veículo do Senai está estacionado no Parque de Eventos, onde 15 pessoas fazem a qualificação para atuarem no setor têxtil
O Parque de Eventos de Vera Cruz, que até poucos dias atrás estava tomado de lonões e estandes na celebração da Feira da Produção, virou palco de qualificação profissional. Nesta semana teve início mais um curso inserido no Programa RS Qualificação, intermediado pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, desta vez em parceria com o Senai. Com uma carreta equipada com máquinas de costura, foi dado início ao curso de Costura Industrial Básica no estacionamento do Parque de Eventos.
Na noite desta quinta-feira (5), o Portal Arauto acompanhou um pouco da aula ministrada pelo professor Américo Velasques. Até o dia 24, a turma vai aprender a confeccionar diversas peças do vestuário, como camisa, bermuda, shorts com elástico, eco bag, depois mais camisetas, pijamas e abrigos. O primeiro passo, destacou ele, é o domínio da máquina de costura elétrica, para ir avançando nas técnicas. Os 15 participantes sairão do curso habilitados a trabalharem nas empresas do setor. Aliás, confessou Velasques, nesses primeiros dias de curso já teve empresário visitando a estrutura e demonstrou encantamento com o que viu.
Chance de novo emprego
É oportunidade de qualificação para quem busca se inserir na área, como é o caso de Luana Rodrigues Pereira, que está fazendo a qualificação. Ela contou à Reportagem que está desempregada e busca trabalhar na área, quem sabe até em casa. Já trabalhou em casa têxtil, mas no setor administrativo, então observava o manuseio, mas sem ter a prática. Agora é a primeira vez que tem, de fato, contato com máquinas de costura. “Estou amando”, resume Luana.
Segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Gabriela Ferreira, o curso de Costura Industrial Básica foi pensado pela alta demanda que existe em Vera Cruz, considerando a existência de diversas empresas no setor têxtil e a recorrente procura junto ao Sine por mão de obra qualificada. Além de poderem se inserir nas empresas existentes, Gabriela reforçou que o curso possibilita a oportunidade desses vera-cruzenses se tornarem também empreendedores individuais a partir da qualificação obtida e o conhecimento que habilita a atuar no setor.
Notícias relacionadas
Procon e Febraban orientam consumidores sobre gastos no fim de ano
Deve-se comprar com consciência, sem recorrer ao rotativo do cartão
Prefeitura de Vale Verde estima orçamento de R$ 32 milhões para 2025
Número é o dobro do primeiro valor assumido pelo prefeito em 2017
Vendas do atacado e do varejo gaúcho crescem, enquanto indústria busca recuperação
Setor varejista registra alta de 7,5% nos últimos 12 meses; atacado avança 1,5%
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta-feira
Salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia