Veículo do Senai está estacionado no Parque de Eventos, onde 15 pessoas fazem a qualificação para atuarem no setor têxtil
O Parque de Eventos de Vera Cruz, que até poucos dias atrás estava tomado de lonões e estandes na celebração da Feira da Produção, virou palco de qualificação profissional. Nesta semana teve início mais um curso inserido no Programa RS Qualificação, intermediado pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, desta vez em parceria com o Senai. Com uma carreta equipada com máquinas de costura, foi dado início ao curso de Costura Industrial Básica no estacionamento do Parque de Eventos.
Na noite desta quinta-feira (5), o Portal Arauto acompanhou um pouco da aula ministrada pelo professor Américo Velasques. Até o dia 24, a turma vai aprender a confeccionar diversas peças do vestuário, como camisa, bermuda, shorts com elástico, eco bag, depois mais camisetas, pijamas e abrigos. O primeiro passo, destacou ele, é o domínio da máquina de costura elétrica, para ir avançando nas técnicas. Os 15 participantes sairão do curso habilitados a trabalharem nas empresas do setor. Aliás, confessou Velasques, nesses primeiros dias de curso já teve empresário visitando a estrutura e demonstrou encantamento com o que viu.
Chance de novo emprego

LUANA BUSCA EMPREGO NA ÁREA A PARTIR DA QUALIFICAÇÃO | GRUPO ARAUTO
É oportunidade de qualificação para quem busca se inserir na área, como é o caso de Luana Rodrigues Pereira, que está fazendo a qualificação. Ela contou à Reportagem que está desempregada e busca trabalhar na área, quem sabe até em casa. Já trabalhou em casa têxtil, mas no setor administrativo, então observava o manuseio, mas sem ter a prática. Agora é a primeira vez que tem, de fato, contato com máquinas de costura. “Estou amando”, resume Luana.
Segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Gabriela Ferreira, o curso de Costura Industrial Básica foi pensado pela alta demanda que existe em Vera Cruz, considerando a existência de diversas empresas no setor têxtil e a recorrente procura junto ao Sine por mão de obra qualificada. Além de poderem se inserir nas empresas existentes, Gabriela reforçou que o curso possibilita a oportunidade desses vera-cruzenses se tornarem também empreendedores individuais a partir da qualificação obtida e o conhecimento que habilita a atuar no setor.
Notícias relacionadas

Santa Cruz planeja novo estudo para criação de porto seco regional
Plataforma logística permitiria que operações como pesagem e desembaraço aduaneiro fossem realizadas no próprio município

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação busca aproximar poder público do setor empresarial
Em entrevista à Arauto News, secretário Leonal Garibaldi fez um balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Pantano Grande investe em usina fotovoltaica e prevê economia mensal de R$ 100 mil
Objetivo é gerar economia na conta de luz dos prédios públicos e reinvestir os recursos em outras áreas

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros
Despesas essenciais são a prioridade para 26% dos entrevistados em 2025