Oportunidades são oferecidas por meio do programa RS Qualificação, como a formação em auxiliar de cozinha, ministrada pelo Senac
A vera-cruzense Mirna Kessler é dona de casa e procura uma alternativa de renda para a casa. Com o desejo de se inserir no mercado de trabalho, à noite, ela é uma das alunas do curso de auxiliar de cozinha realizado no Centro de Convivência do Idoso, em Vera Cruz, local que a Secretaria de Desenvolvimento Social organizou para sediar os encontros. As aulas são ministradas pelo Senac e fazem parte do programa RS Qualificação.
“Têm muitas técnicas para se aplicar, as formas de preparar os molhos, as carnes. A gente tem que aprender para aplicar depois no dia a dia. Cortar um frango, desossar uma carne, é diferente do que a gente faz no cotidiano”, destaca Mirna, 46 anos, ávida por aprender mais e, quem sabe, buscar uma vaga no mercado de trabalho. Quem já está nele, também tem a aprender. Márcia Iser, por exemplo, atua há cinco anos em uma cozinha. Ela se interessou pelo curso e foi enfática: sempre há muito o que aperfeiçoar.
Na noite desta segunda-feira (19), o chef de cozinha João Carlos da Silva, do Senac, estava explicando às aulas como se trabalha na desossa de aves, destrincha, além de preparação de fundo de legumes, de ossos, vinagrete, maionese e polenta. O galeto ao primo canto estava sendo cuidadosamente executado e o cheirinho, já do lado de fora do Centro de Convivência do Idoso, era convidativo.
“Estamos formando técnicos de auxiliar de cozinha, então precisam aprender a parte técnica, de segurança, de higiene, de cortes, assim como passamos diversas receitas de cocção para aprimorar as técnicas”, resume o professor. São 10 encontros de quatro horas no curso e a ideia é qualifica-las, para que possam sair trabalhando e desempenhar o papel de auxiliar de cozinha, destacou João Carlos.
Além desse curso, outros são oferecidos no município. No sábado (24) inicia o de soldador, anuncia a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabriela Ferreira, e em setembro o de costura industrial, todos inseridos no RS Qualificação. Também estão previstos cursos de Eletricista Predial, Técnicas em Vendas e Logística, e Gestão de Estoque.
Notícias relacionadas
Educação de Venâncio Aires divulga calendário de retorno das atividades em 2025
O atendimento aos alunos encerra no dia 20 de dezembro e é retomado no dia 5 de fevereiro
Detonação de rochas bloqueia RSC-287 nesta quinta-feira em Santa Cruz
Trabalhos serão realizados das 13h às 14h30min
Torcida Organizada – Arauto News – 11/12/2024
Busca por técnico no Grêmio, nomes especulados pelo Inter e derrota do União Corinthians no NBB / Participantes: Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Rafael Cunha, Luciano Almeida, Sandro Viana e Kássia Machado
Histórias das Famílias – Família Scheidt
A família Scheidt, originária do Reino da Prússia, emigrou em 1827 e estabeleceu-se no Rio Grande do Sul, onde se dedicaram à agricultura e ao comércio.