O anúncio será feito durante coletiva de imprensa no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad)
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e o ministro das Comunicações (Mcom), Juscelino Filho, vão conceder, nesta quarta-feira (7), às 10h, uma coletiva de imprensa para anunciar o Defesa Civil Alerta, projeto-piloto do sistema brasileiro de alertas contra desastres. O evento será no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), com transmissão ao vivo no canal do MIDR no YouTube. Também participarão da entrevista representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, será executada em 11 municípios brasileiros inicialmente. São eles: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.
Notícias relacionadas

Grupo Arauto inicia produção grandes reportagens sobre o primeiro ano das enchentes
Através de áudios, textos e vídeos, serão resgatadas histórias marcantes, debatidas soluções que possam amenizar os impactos em futuros eventos climáticos extremos

Um dia de alegria e solidariedade na caça aos ovos do Bairro Pedreira
Evento para as crianças foi realizado por grupo de amigos e voluntários

Soberanas da Fenachim divulgam a festa no jogo entre Grêmio e Flamengo
Trio vai realizar a divulgação da festa neste domingo junto do casal social Jairo e Giovana Bencke

Projeto visa diagnosticar lesões oculares causadas pelo diabetes em Santa Cruz
O estudo inicia no final de abril deste ano e contemplará duas unidades de saúde da cidade