Entidade santa-cruzense está entre os possíveis beneficiados. Em 2024, o Instituto recebeu mais de R$ 47 mil via recursos do Comdica
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), prevista para a segunda quinzena de março, é uma oportunidade para destinação de recursos que promovem os direitos das crianças e dos adolescentes. O Instituto Crescer Legal, instituição que oferece oportunidades de formação para adolescentes rurais, está entre as entidades que podem ser beneficiadas. Ao optar pela declaração completa, o contribuinte pode destinar 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, mesmo que tenha valores a restituir.
Em 2024, o Instituto recebeu R$ 47.635,41 de recursos captados via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que foram utilizados para a aquisição de notebooks e livros. O valor é resultado direto de doações de pessoas físicas e jurídicas, predestinadas a projetos do Instituto.
Segundo a gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf, os recursos captados auxiliam no atendimento dos adolescentes rurais que participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural e podem auxiliar outras iniciativas, uma vez que 20% das doações predestinadas ficam no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para serem captados por todas as entidades que integram o Comdica, por meio de edital.
“Como entidade que recebe recursos, entendemos a importância para nossos jovens envolvidos: são ferramentas que qualificam o atendimento junto aos adolescentes. Por esse motivo, convidamos a todos para destinar, incentivando ações que contribuem diretamente com o futuro da nossa comunidade e, no caso do Instituto, dos municípios que estão envolvidos com o programa”, comenta.
Para destinar, é necessário optar pela Declaração por Deduções Legais (Declaração Completa). O programa disponibilizado pela Receita Federal calcula o valor limite individual automaticamente depois que a declaração é preenchida com as informações de rendimentos e despesas. Importante: não há custo adicional, uma vez que não é doação, é destinação. Ou seja, ao invés de destinar todo o Imposto para a União, o contribuinte opta por destinar parte para instituições que protegem os direitos das crianças e dos adolescentes.
Leia também
Ensinando a destinar – Em Santa Cruz do Sul, o Sindicontábil Vale do Rio Pardo realiza pelo 4º ano consecutivo o projeto Ensinando a destinar, que objetiva conscientizar o contribuinte sobre a importância da captação de recursos para entidades aptas a receber os valores. Estão programados dois momentos para tirar as dúvidas da comunidade: nos dias 15 de março e 05 de abril, na Praça Getúlio Vargas, das 9 horas ao meio-dia.
Sobre o Instituto – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou mais de mil adolescentes do campo. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br
Notícias relacionadas

Contemplados com vagas em EMEIs de Santa Cruz devem se inscrever até esta sexta-feira
Há uma lista de documentos necessários; confira

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano

Venâncio Aires promove recolhimento de lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha neste sábado
Ação ocorrerá das 7h30 às 11h30, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz

Heilige comemora 15 anos de referência no mercado de cervejas artesanais
Cervejaria promove neste sábado o evento "Vibra", na Casa Golden Leaf, em Santa Cruz