Depois das apresentações, jovens estão na expectativa pela cerimônia de certificação que acontece no dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul
Entre novembro e dezembro, os aprendizes das sete turmas do curso de gestão rural e empreendedorismo do Instituto Crescer Legal participaram de seminários para a apresentação de seus projetos finais. Os eventos reuniram famílias, escolas e parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural que puderam prestigiar o aprendizado adquirido ao longo do programa.
“Os projetos finais refletem a diversidade de interesses, a criatividade e a capacidade empreendedora dos aprendizes. Entre as iniciativas apresentadas, destacam-se planos de vida, como o ingresso em cursos técnicos ou universitários, e propostas inovadoras para o desenvolvimento rural sustentável”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento de Projetos, Graziele Silveira Pinton.
A jovem aprendiz Laura Gomes da Siqueira, da turma de Gramado Xavier, apresentou o projeto “Estufa de Mini Tomates Orgânicos”. Laura já começou a implementar a iniciativa em sua propriedade, contando com o apoio da família para concretizar a produção sustentável.
Em Santa Catarina, Vitor Henrique S. Kurzavski, da turma de Itaiópolis, produziu um projeto sobre “Confinamento de Gado”, inspirado em uma saída pedagógica à Agroleite, no município de Castro (PR). Vitor percebeu durante a visita a viabilidade de utilizar as técnicas aprendidas na sua propriedade rural. Já no Paraná, um dos destaques foi o projeto sobre “Estufa de Alface Hidropônica”, da aprendiz Eloisa Gulchinski, da turma de São João do Triunfo.
Formatura
O Programa de Aprendizagem Profissional Rural vai certificar 159 adolescentes do meio rural de sete municípios da Região Sul em 2024. São eles: Agudo (RS), Gramado Xavier (RS), Novo Cabrais (RS), Itaiópolis (SC), São João do Triunfo (PR), São Lourenço do Sul (RS) e Vera Cruz (RS). A cerimônia de formatura acontece na próxima quinta-feira (12), a partir das 8h30min, no Centro Comunitário da Paróquia Ressurreição, em Santa Cruz do Sul. “Esse é um momento muito esperado para todos os envolvidos com o programa e, neste ano, será ainda mais especial com a certificação número 1000 e a consolidação do Instituto nos três estados da Região Sul do País, feitos que trazem muito orgulho para a toda a equipe”, comenta a gerente Nádia Fengler Solf. O atual presidente do Conselho Consultivo do Instituto, Iro Schünke, será o padrinho das turmas e participará da entrega dos certificados.
Durante o evento também serão certificadas as dez aprendizes egressas que participaram da oitava edição do Programa Nós Por Elas – A Voz Feminina do Campo. Além de jovens gaúchas, oriundas de Novo Cabrais, São Lourenço do Sul e Rio Pardo, em 2024, o programa também contemplou meninas de Itaiópolis (SC). Nesta edição, as meninas se propuseram a tratar quatro temas centrais: O que é feminismo?, Mãe solo, Saúde da mulher e Empreendedorismo rural para além das atividades agrícolas.
Notícias relacionadas
Há mais de 10 anos, a Viva é referência na gestão de condomínios
Empresa santa-cruzense atende a mais de três mil unidades habitacionais tendo a presença e relação de proximidade como sua marca
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede