Obra é uma das metas do Governo para o segundo mandato
Em seu segundo mandato à frente da Administração de Venâncio Aires o prefeito, Jarbas da Rosa, começa a planejar os projetos e ações prioritários para os próximos quatro anos de gestão. As demandas vão ficar sob a responsabilidade de Tiago Quintana, que assumiu a Secretaria de Governança, Administração e Gestão. Um dos projetos prioritários para o secretário é a construção de uma nova sede para o Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies) do município.
O objetivo, conforme ele explica, é ampliar e qualificar ainda mais os atendimentos realizados no local, além de dar um enfoque maior para as crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O Cies está estrangulado, está em um lugar aqui que é muito apertado. É um serviço muito legal, muito especializado. Várias pessoas de vários municípios vêm aqui conhecer. Só que já não está dando mais conta, nem do ponto de vista estrutural, nem do ponto de vista dos profissionais disponíveis”, pondera.
Para a construção da nova sede, a Prefeitura prevê investimento de R$ 5 milhões. “Vamos construir uma sede do chão totalmente preparada e adequada. E antes disso, vamos montar uma comissão de pais das famílias que têm autistas como familiares e que usam o serviço, para a gente ver o que tem no Brasil afora de mais moderno e de mais adequado para o atendimento dessas crianças e dessas famílias.”
Para a coordenadora do Cies de Venâncio Aires, Viviane de Oliveira, o espaço, no início, atendeu de forma satisfatória as demandas. No entanto, nos últimos anos, com o aumento dos encaminhamentos, a estrutura não consegue dar conta. “A Equipe e as crianças necessitam muito de um local com infraestrutura adequada, com espaço físico e materiais. É uma demanda, um objetivo, um sonho que faz tempo que a equipe vem pedindo para a administração. E, graças a Deus, agora vai ser contemplado esse pedido.”, comemora.
O Cies oferta atendimento interdisciplinar especializado através de consulta, avaliação e terapia nas áreas de orientação educacional, terapia ocupacional, estimulação precoce, psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, neuropediatria e neurologia. O atendimento é destinado para crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, e que estejam, preferencialmente, matriculados na rede de ensino de Venâncio Aires.
Notícias relacionadas
Saiba quem terá prazo prorrogado para fazer a Carteira Nacional de Habilitação
Mudança contempla somente candidatos com 20h de aulas práticas e conclusão do processo prevista para 31 de dezembro de 2024
Sem gotinha, entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio
Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável
Loja comercial no Centro de Santa Cruz está disponível em leilão do Governo do Estado
O certame ocorre nesta quarta-feira, às 10h
Divulgada lista de inscritos e de classificação para o Banco de Cadastro Temporário da Rede Estadual
Candidatos têm até o dia 8 de janeiro para interpor recursos por meio do site da Secretaria da Educação