Geral

Prefeitura de Santa Cruz terá a primeira intérprete de libras

Publicado em: 05 de janeiro de 2017 às 13:28 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:36
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Profissional vai participar dos eventos de caráter público do município

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul dá um importante passo nas questões de acessibilidade para atender pessoas com deficiência auditiva. Tomou posse, na manhã desta quinta-feira (5), a primeira intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do município. A partir de agora, eventos de caráter público, como inaugurações, seminários, cursos e reuniões passarão a contar com mais essa ferramenta de comunicação.

    Com carga horária de 40 horas, a nova servidora, Francine Beatriz da Silva, estará lotada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), porém seu campo de atuação se estenderá a todas as áreas da Administração Municipal. Dentre outras atividades que ela desempenhará, estão o atendimento educacional especializado em escolas de educação infantil (Emeis) e de ensino fundamental (Emefs), para estudantes com surdez, e o desenvolvimento de projetos para atender a demanda desta parcela da população.

    Com atuação na área desde 2004, Francine já desenvolveu trabalhos em instituições religiosas, beneficentes e entidades privadas. No serviço público será a primeira vez que assume um cargo. A categoria funcional Intérprete de Libras foi incluída na Administração Municipal pela Lei Complementar nº 527, de 28 de dezembro de 2011. Já o concurso público para provimento do cargofoi realizado em 2012 e uma das exigências previstas no edital era possuir Certificado de Proficiência em Libras, expedido mediante exame específico realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

    Para o secretário municipal de Administração, Edemilson Severo, que assinou o Termo de Posseesta manhã, o ineditismo do cargo na Prefeitura de Santa Cruz pode ser encarado como um desafio.Ele acredita que a Administração Municipal terá um ganho com a atividade e que o quadro de servidores será enriquecido. “Quero chamar a atenção para três questões. Primeiro que com esta nomeação estamos cumprindo a legislação no que diz respeito à acessibilidade, segundo a importância da atividade que será desempenhada pela servidora e, terceiro, que passaremos a contar com uma profissional qualificada, que além de exercer suas atribuições irá auxiliar no desenvolvimento de projetos que beneficiarão todas as áreas da Administração, em especial a educação, a comunicação e o turismo”, disse.

    Também estiveram presentes no ato de assinatura, a secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques, a chefe de Departamento, Juliana Bach e a chefe de Recrutamento e RecursosHumanos, Juliana Panke.