Política

Defesas iniciais sobre Rachadinha e Fura-Fila são entregues ao Legislativo de Vera Cruz

Publicado em: 04 de setembro de 2020 às 10:01 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 15:40
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Comissões parlamentares processantes vão emitir relatório sobre admissibilidade ou arquivamento da denúncia

    Os procedimentos acerca da apuração sobre a conduta de cinco políticos de Vera Cruz – seja no esquema de Rachadinha, seja no Fura-Fila – avançam. Nesta semana, o atual presidente da Câmara de Vereadores e citado no suposto esquema de desvio de salários de servidores, Waldir Justmann, entregou à Comissão Parlamentar Processante (CPP) sua defesa inicial. É a partir desses documentos que os integrantes da CPP darão seguimento ao processo. 

    No texto entregue, Justmann questiona o porquê da denúncia ocorrer apenas agora, em 2020, já que os fatos narrados teriam, pelo dito das testemunhas na denúncia, ocorrido entre os anos de 2009 e 2015. A defesa destaca ainda que o ingresso da denúncia teve a intenção de ofuscar o andamento da CPP do Fura-Fila, além de caráter político, tendo em vista a proximidade do pleito eleitoral – Peda, como é mais conhecido, é pré-candidato a vice-prefeito. Ao final, ele pede o arquivamento da denúncia. 

    Os citados no suposto esquema Fura-Fila – Alcindo Iser, Mártin Fernando Nyland, Eduardo Viana e Marcelo Rodrigues de Carvalho – também entregaram a defesa. O protocolo foi ontem à tarde. No entanto, preferiram não expor detalhes do que foi argumentado.

    As comissões, a partir desses documentos, têm prazo para emitir relatório preliminar, apontando se aceitam ou não a denúncia e se o processo segue. Aceitando, as etapas avançam. Se for recomendado o arquivamento, vai a plenário votação.