Proposta visa engajar o setor privado na causa; entenda
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou projeto de lei (PL) que implementa o Selo Empresa Amiga dos Animais no município. A iniciativa da vereadora Alessandra Ludwig (PDT) busca incentivar o setor privado a se engajar na causa animal por meio de ações de proteção, cuidado e apoio a programas municipais.
Conforme a proposta, o selo será concedido anualmente pelo Legislativo para empresas indicadas pela Comissão de Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente (Camos). Para isso, os integrantes da comissão vão analisar as ações realizadas ao longo do ano pelos empreendimentos venâncio-airenses. Além disso, o selo terá validade de dois anos e poderá, mediante continuidade ou ampliação das ações, ser renovado.
Proponente do PL, Alessandra explica que para receber o selo a empresa precisará atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos. São eles, apoiar financeiramente ou com recursos materiais programas municipais como castração, vacinação e adoção responsável; promover campanhas educativas sobre bem-estar animal; firmar parcerias com ONGs, protetores independentes ou o poder público para resgate, cuidado e abrigo de animais; desenvolver programas internos que incentivem a adoção responsável; ou contribuir para a manutenção de espaços públicos dedicados ao cuidado animal, como clínicas veterinárias e abrigos.
“Venâncio Aires dá um passo importante na defesa e bem-estar dos animais, com a criação do selo. Essa iniciativa do nosso gabinete buscou incentivar o setor privado e engajar mais a causa animal. Essa certificação ocorrerá anualmente no mês de dezembro, reconhecendo até três empresas públicas, que demonstraram esse comprometimento com a causa animal”, detalha a parlamentar.
Ainda conforme Alessandra, as despesas necessárias para execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Legislativo, podendo ser suplementada se necessário.
Notícias relacionadas

Reunião entre prefeito Sérgio Moraes e subprefeitos discute melhorias para o interior
Durante o encontro, cada subprefeito apresentou um relatório com as estruturas de trabalho que dispõem e demandas de cada localidade

Audiência pública da Assembleia Legislativa discute ações contra preconceito religioso em Santa Cruz
O encontro foi liderado pela deputada estadual Luciana Genro

Vereador cobra esclarecimentos sobre inconsistências em concurso público
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Edson Azeredo (PL) questionou a lisura do certame

Auxílio deslocamento pode ser ampliado para enfermeiros e técnicos em Santa Cruz
Projeto de lei complementar foi apresentado pelo vereador Edson Sortica (PL) e propõe a alteração da legislação de 2019 que criou o plano de carreira, cargos e salários médicos