Sessão solene ocorreu na noite dessa segunda-feira
Numa iniciativa do vereador Francisco Carlos Smidt (Novo),a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma sessão solene na noite dessa segunda-feira, dia 2, em homenagem ao Centro de Formação Profissional Senai Carlos Tannhauser.
A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Luís Trevisan e contou ainda com a participação do vereador Raul Fritsch; do gerente de operações do Senai, Daniel Machado; do presidente do Conselho Consultivo do Sesi/Senai, Flávio Haas; do coordenador técnico de Educação Profissional do Senai, Pedro Augusto Bottlender Machado; das coordenadoras pedagógicas do Senai, Alessandra Gassen Eidt , Vanessa Goettert Müller; do técnico especializado do Senai, Paulo Roberto Bauermann e do agente de relações com o mercado, Jeferson Felipe Jahn.
Em 1º de agosto de 1951, foi inaugurado o Centro de Formação Profissional Senai Carlos Tannhauser, sob a direção de Simão Honorato Mac-Carthy a Campis, oferecendo, inicialmente, cursos de Educação Profissional de Aprendizagem Industrial de Nível Básico em Tornearia Mecânica e em Ajustagem, com 36 alunos cada turma.
A implantação da escola no bairro Senai (nome dado após a construção da Escola como ponto de referência) foi resultado de uma antiga aspiração da comunidade no sentido de proporcionar qualificação profissional às indústrias que estavam se instalando na cidade.
Ao longo destes anos, mais precisamente nas décadas de 90 e 2000 o Senai fez parte dos Programas de Qualidade ISO 9001:2000 e Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) no qual, pelo reconhecimento desta evolução, recebeu dois troféus bronze e um troféu prata de Qualidade-RS que, aliado a certificação ISSO, garantiu a padronização e melhoria contínua dos produtos e processos, favorecendo a busca e geração de oportunidades para a escola e principalmente para os clientes, a nível nacional e internacional.
No ano de 2003, a escola teve o seu primeiro curso técnico de nível médio aprovado: Técnico em Mecatrônica. Neste ano, houve muitos investimentos em laboratórios, equipamentos, e adequações para dar condições ao curso técnico. Na época a procura pelo curso técnico superou as expectativas das vagas, e 125 alunos foram matriculados nas primeiras turmas.
Com o objetivo de atender as necessidades do mercado, através de um perfil profissional atualizado, com competências que contemplem, além da gestão da produção, a gestão da qualidade total, a gestão ambiental e holística, a escola, no ano de 2007, recebeu a aprovação de dois novos cursos técnicos: Curso Técnico em Eletrônica e Curso Técnico em Mecânica.
Ao longo dos mais de70 anos de existência, a escola já matriculou mais de 60 mil alunos nos diversos cursos que oferece à comunidade, tendo como principal objetivo formar, aperfeiçoar e especializar profissionais, procurando sempre inovações e constantes atualizações do mundo do trabalho.
Serviços à Comunidade
O Centro de Formação Profissional Senai Carlos Tannhauser é referência na formação e capacitação profissional de jovens e adultos. A sua atuação no segmento de educação profissional tem contribuído para o desenvolvimento da indústria local, regional e nacional, uma vez que a Escola vem formando profissionais que estão atuando em diversos estados do Brasil.
A escola cumpre com sua missão através da atuação na área de Educação Profissional, com cursos de Iniciação Profissional, Qualificação Profissional Básica e Aprendizagem Industrial Básica, com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar profissionais, e com cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médiohabilitando profissionais e preparando-os para as exigências tecnológicas da indústria, decorrentes do processo de modernização dos métodos de produção.
Eixos Tecnológicos
O Centro de Formação Profissional SENAI Carlos Tannhauser, integrante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, na vertente de educação profissional, tem a sua centralidade e foco de atuação na capacitação do trabalhador. A atuação da Escola está plenamente sintonizada com os novos preceitos e estratégias da legislação educacional do país e, também, com as diretrizes institucionais, baseando-se na flexibilidade, racionalização e máximo aproveitamento de competências.
Dessa forma, desenvolve as suas ações de educação profissional por meio da: Educação para o Trabalho, na modalidade Iniciação Profissional, destinada a jovens e adultos, independentemente da escolaridade, visando a despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade na profissão; Formação Inicial na modalidade Qualificação Profissional Básica, destinada a jovens e adultos, a partir de 16 anos, caracterizada como processo educacional que visa ao desenvolvimento das competências de determinado perfil profissional (ocupação), constante na CBO ou requeridas pelo mercado de trabalho. Refere-se a uma ocupação completa, claramente identificável e reconhecida pelo mercado de trabalho, de livre oferta, que não demanda formação profissional anterior, e cujos requisitos de ingresso são estabelecidos pela natureza da ocupação. Deve ter carga horária mínima de 160 horas.
Educação profissional de Nível Técnico, destinada a alunos matriculados ou egressos do ensino médio, visando proporcionar habilitação ou qualificação profissional técnica de nível médio segundo perfil profissional de conclusão, referenciado nas indicações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Nesta Escola, realiza-se sob a forma articulada concomitante em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis, ou sob a forma subsequente oferecida a quem já tenha concluído o ensino médio.
Novas estruturas
No ano de 2019 para atender necessidade de modernização, evolução e acompanhamento do desenvolvimento tecnológico alinhado à Indústria 4.0, e à matriz industrial da região o Senai de Santa Cruz teve um grande investimento em novas instalações e melhorias na estruturação dos ambientes pedagógicos, laboratórios e oficinas da Unidade, focando no desenvolvimento de ambientes atualizados e modernos, para estimular os alunos à aprendizagem, criatividade e auto desenvolvimento.
O investimento na atualização tecnológica e tecnologias educacionais envolveram aquisição de robô industrial, torno CNC de comunicação com o robô, impressoras 3D, máquina de corte e gravação a laser, prototipadora de placas de circuito impresso, máquinas de usinagem miniaturizadas, kits didáticos para ensaios, dockstation, estações de automação, softwares e simuladores como forma de aproximar o aluno do Senai às tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.
Foi instalado o laboratório Senai LAB, um ambiente onde o aluno pode experienciar e prototipar soluções em um espaço maker, que conta com ferramentas diversas, máquinas em miniatura que simulam processos convencionais de usinagem, impressoras 3D, máquina de corte e gravação a laser, manipulador industrial com 6 graus de liberdade e avançado sistema de realidade virtual e realidade aumentada.
Atual
Atualmente, o Senai de Santa Cruz oferta oito cursos técnicos: em Mecatrônica, Manutenção de Máquinas Industriais, Eletromecânica, Mecânica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Desenvolvimento de Sistemas e Telecomunicações. Além de um extenso portfólio de cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, automação, gestão, TI e energias renováveis. Temos mais de 1. mil alunos matriculados nos cursos neste ano letivo.
A escola Senai atualiza-se constantemente e alinha seus cursos gerando mais qualidade, agilidade no desenvolvimento de suas atividades de ensino, e formação de profissionais multifuncionais com perfis cada vez mais adequados às necessidades atuais e futuras do mundo do trabalho, a partir da metodologia Senai de educação profissional que requer a mobilização de competências técnicas e sócio-emocionais conectadas a difusão de novas tecnologias.
Olimpíadas
No Senai RS a participação na Olimpíada do Conhecimento objetiva promover a melhoria contínua dos processos de Educação Profissional, proporcionar a troca de experiências e oportunizar aos competidores vivências semelhantes àquelas que enfrentarão na vida profissional e buscar a constante atualização de nossos cursos, identificando novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais mundiais.
A competição é realizada a cada dois anos pelo Senai e tem como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e selecionar os representantes do Brasil para a competição mundial WorldSkillsCompetition.
Por duas edições consecutivas anteriores, o Senai de Santa Cruz participou da Olimpíada do Conhecimento na modalidade Robótica Móvel, conquistando o pódio na competição Nacional. Em consequência da conquista nacional os competidores da Robótica representaram o SENAI no Torneio Internacional World Skills, nos anos de 2017 que aconteceu nos Emirados Árabes Unidos e, em 2019 na Rússia, recebendo medalha de excelência.
Neste ano de 2024, a escola de Santa Cruz também conquistou medalha de excelência com os competidores Matheus Kern Eichherr e Matheus Maus Gassen no qual participaram da 47º WorldSkills em Lyon, na França, no mês passado.
Esta conquista se deu com muito esforço, priorizando a metodologia Senai de educação profissional que requer a mobilização de competências técnicas e sócio-emocionais conectadas a difusão de novas tecnologias e o aprender a aprender.
Worldskills Competition
A WorldSkills Competition é realizada a cada dois anos, o evento reúne centenas de jovens trabalhadores e estudantes de países das Américas, Europa, Ásia e África. Selecionados em rigorosas competições estaduais e nacionais, eles representam o mais alto nível de competência em suas áreas de atuação. Esta competição tem a participação de aproximadamente 1.500 jovens competidores, que disputam medalhas de reconhecimento mundial e diplomas de excelência. São os melhores entre os melhores de seus países, mostrando ao mundo seu talento, conhecimento e criatividade profissional.
Um grupo de 64 competidores brasileiros desembarcou para a França, em setembro, para mostrar que o país tem os melhores profissionais do mundo. O país teve representantes em 56 das 62 modalidades da competição, sediada em Lyon, entre os dias 10 e 15 de setembro/2024.
O País tem tradição no torneio e figura entre os cinco melhores países no quadro de medalhas desde 2007, tendo o Brasil conquistado o 3º lugar geral na última edição na França.
O Brasil foi para a WorldSkills, o mundial de profissões técnicas, com um time de peso, formado por jovens que passaram pela educação profissional e agora vão disputar provas que testam habilidades individuais e coletivas de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.
Notícias relacionadas
Fórum da Diversidade abordará novas perspectivas para a comunidade LGBTI+
O evento vai ocorrer no dia 10 de dezembro, na Unisc
Caciva realiza primeiro sorteio da campanha de Natal; conheça os vencedores
Consumidores irão receber vales-compra no valor de R$ 1 mil e vendedores de R$ 300
Venâncio Aires fará busca ativa da população para inserção no mercado de trabalho
Objetivo é mapear moradores que estão desempregados e que possam receber qualificação profissional
Santa Cruz divulga lista de contemplados com vagas na Educação Infantil
As matrículas já poderão ser realizadas a partir desta quarta-feira