Objetivo é mapear moradores que estão desempregados e que possam receber qualificação profissional
Ocorreu na noite dessa terça-feira (3), na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a audiência pública que debateu a falta de mão de obra formal no município e na região. O debate foi proposto pelo vereador Tiago Quintana (PDT) e foi promovido pela Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo do Legislativo.
Participaram, além dos vereadores, empresários, representantes de entidades, como sindicatos e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), e ainda, do poder público, destacando a presença do diretor-presidente da FGTAS José Scorsatto.
O vereador Tiago Quintana afirmou que a audiência alcançou seu objetivo principal. “Conseguimos tirar este debate apenas das redes sócias, do achismo, e trouxemos ele para um espaço sério e que visa resultados práticos.Tivemos a oportunidade de ouvir os empreendedores; os trabalhadores, através dos representantes sindicais, e a administração pública, tanto do município quanto do estado, e saber o que está sendo feito para combater este problema”, salientou.
Ainda segundo Quintana, a falta de trabalhadores no mercado de trabalho formal também se torna um problema que acaba atrapalhando o desenvolvimento econômico e social do município. “Também foi discutido bastante sobre o problema dos programas sociais, e ficou acertado que o município vai, a partir do ano que vem, realizar uma busca ativa aos beneficiários do programa bolsa família, principalmente alguns homens que são unifamiliares, ou seja, são sozinhos e recebem o benefício, para tentar a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. A administração municipal pretende ainda, intensificar a qualificação profissional e atuar no sentido de que aconteça o incentivo nos ambientes de trabalho, por parte dos empreendedores.”
Conforme o parlamentar, o tema seguirá sendo debatido na Câmara de Vereadores e, também, com a Administração Municipal e entidades.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores