Economia

Santa Cruz implanta viabilidade automática para acelerar abertura de empresas

Publicado em: 02 de julho de 2024 às 15:45 Atualizado em: 02 de julho de 2024 às 15:45
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Jaime Fredrich
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa chega para modernizar e desburocratizar ainda mais o processo

    Uma reunião técnica entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, representantes do Sebrae, do Sindicontábil Vale do Rio Pardo e profissionais do ramo marcou na manhã desta terça-feira (2), na Casa do Empreendedor, a implantação da viabilidade automática no município. A iniciativa chega para modernizar e desburocratizar ainda mais o processo para abertura de empresas locais, que passa a ocorrer agora de forma mais ágil e facilitada para quem deseja empreender.

    No ato, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, ressaltou que Santa Cruz do Sul já tem um dos menores prazos do Estado para a abertura de empresas e que está vivenciando um excelente momento na atração de investimentos. Apesar de o tabaco ainda ser o carro-chefe da economia, ele ressaltou o cenário crescente de diversificação. “Temos a maior dinamicidade econômica do Estado na última década, empresários estão olhando com mais atenção para Santa Cruz. Hoje, das 50 maiores empresas em retorno de ICMS, dez chegaram nos últimos dez anos”, frisou.

    Com a viabilidade automática o objetivo da Prefeitura é impulsionar o empreendedorismo, facilitando a vida de quem quer começar o seu negócio, como explicou a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo da prefeitura, Letícia Jandrey. “Por meio da viabilidade automática a consulta de localização de uma nova empresa acontece na hora. A ideia é que se consiga formalizar uma empresa em 10 minutos, sem entraves, o que sempre foi uma bandeira da prefeita Helena Hermany”, disse.

    A viabilidade automática agiliza o processo de verificação da conformidade do endereço onde o empreendedor quer abrir seu negócio com a legislação local, zoneamento, regulamentos de uso de solo e outros. O mecanismo traz mais segurança ao processo, uma vez que respostas são automatizadas, sem interferência humana.

    Participaram da reunião também o coordenador da Rede SIM no Estado, Silvio Ramão, o analista de articulação territorial do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Alexandre Schmitt, o 2º vice-presidente do Sindicontábil, Norberto Raul Haas, o coordenador da Central de Alvarás, Leonardo Rodrigues.

    Suporte

    Para trazer mais agilidade e desburocratizar o processo de implantação a micro e pequenas de empresas, a Casa do Empreendedor, situada na Avenida Independência, nº 100, oferece acesso a diversos serviços, incluindo a inscrição municipal Rede SIM, alvará de funcionamento, verificação de processos administrativos e integração com órgãos estaduais e federais envolvidos nos processos de registro. Técnicos estão à disposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem fechar ao meio-dia.

    Leia também