Política

Marcadas as oitivas do processo que pode culminar na cassação de mandato do vereador André Scheibler

Publicado em: 02 de julho de 2020 às 09:11 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 12:53
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Stulp/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Comissão Parlamentar Processante irá ouvir 40 testemunhas arroladas pela acusação e defesa

    Os depoimentos do processo que pode culminar na cassação de mandato do vereador André Scheibler (PSD) vão iniciar na segunda quinzena desse mês. As datas foram definidas pela Comissão Parlamentar Processante (CPP) da Câmara, instaurada para apurar a denúncia do Ministério Público (MP) contra o parlamentar.

    De acordo com o presidente da CPP, vereador Alberto Heck, nas audiências, que ocorrem nos dias 14, 15, 16 e 17 e 21, 22 e 23 de julho no turno da manhã, serão ouvidas 40 testemunhas arroladas pela acusação e defesa, além de Scheibler. "Todas as testemunhas estão sendo comunicadas e intimadas para comparecerem em datas e horários já comunicados a defesa", explicou.

    Ainda, segundo Heck, a sistemática de realização das audiência ainda está sendo avaliada pela comissão, juntamente com a presidência da Câmara, Assessoria Jurídica e o setor administrativo da Casa.

    A denúncia

    Scheibler é acusado de uso de veículos, materiais e servidores públicos em uma obra privada no Loteamento Terravista, em Linha João Alves; da exigência de parte dos salários de assessores parlamentares entre os anos de 2013 e 2019, prática que ficou conhecida como rachadinha e da manutenção de dois assessores parlamentares sem controle de horário e efetivo trabalho.

    Ele é o quarto vereador denunciado pelo Ministério Público. Também foram denunciados Elo Ari Schneiders e Alceu Crestani, do PSD – cassados no último mês – e Paulinho Lersch (PT), preso há um ano. Em ambas as denúncias, dentre outras irregularidades, a investigação apontou a existência de um esquema de captação de parte dos salários de servidores da Câmara, conhecida como rachadinha. 

    Leia mais: Câmara decide cassar mandato de Crestani

    Após decisão unânime, Elo Schneiders tem mandato cassado pela Câmara de Vereadores