Esportes

“O acesso à Série A é o nosso sonho de consumo”, diz gerente de futebol do Santa Cruz

Publicado em: 01 de novembro de 2022 às 14:34 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:30
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Após optar por não disputar competições no segundo semestre de 2022, Galo já pensa a próxima temporada

    O Futebol Clube Santa Cruz já pensa na disputa da Divisão de Acesso de 2023. Com previsão de início para abril de 2023 – como também aconteceu neste ano -, o torneio é o principal foco do Galo para a próxima temporada. Após optar por não optar competições no segundo semestre de 2022 por uma situação orçamentária, o clube se manteve atento ao mercado de atletas, além de realizar melhorias no gramado do Estádio dos Plátanos.

    Montagem do elenco

    O Galo decidiu por contratar o comandante do futebol de forma antecipada em 2022. Já em setembro, o clube fez o anúncio do técnico Daniel Franco, que já teve passagem pelo clube como jogador, em 2003. O gerente de futebol do Santa Cruz, Sérgio Vieira, explicou a antecipação. "A ideia de contratar o Daniel cedo é porque os campeonatos terminam mais cedo esse ano por causa da Copa do Mundo. Então é uma medida para termos um planejamento de forma antecipada e poder analisar o mercado com maior calma nesse final de ano, vendo jogadores que possam ser úteis para compor o grupo na próxima temporada.Ele participa ativamente da análise do mercado para a composição do grupo", frisou. O gerente afirmou que o clube ainda não tem contratos fechados, mas mantém atenção às movimentações do mercado. "Como o futebol do interior trabalha com contratos mais curtos, não temos a possibilidade de já termos contratos fechados em novembro. Claro que temos atletas mapeados e faremos, no início do ano, contatos para apresentar interesse a propostas para que possam compor o nosso elenco, além de nomes que já trabalharam conosco anteriormente", destacou.

    Tempo de pré-temporada

    Ainda sem a confirmação por parte da Federação Gaúcha de Futebol, o Galo trabalha com a data de início da Divisão de Acesso de 2023 para o início de abril, como já aconteceu nesse ano. O Congresso Técnico que vai definir todas as datas deve acontecer nos próximos dias. "Trabalhamos com a perspectiva de um calendário semelhante ao desse ano. O trabalho junto aos atletas começa com 40 ou 45 dias antes de começar a competição. Com o congresso e a definição de datas, teremos a data exata, mas com 45 dias de trabalho o clube pode fazer uma boa preparação e ter um tempo razoável para treinamentos", salientou o gerente.

    Opção por não disputar a Copinha em 2022

    Apesar de sinalizar, após a elimimação da Divisão de Acesso desse ano, que cogitaria disputar a Copinha, o clube optou por não realizar a disputa. De acordo com a direção, a escolha foi baseada em uma questão de responsabilidade orçamentária. "No primeiro momento o clube sinalizou com uma situação de participar. Depois, até mesmo para não comprometer o ano de 2023, as pessoas que cuidam da saúde financeira do clube entenderam que era melhor não disputar. Isso nos permitiu uma análise mais profunda dos jogos da Copinha, até mesmo para verificarmos a situação de alguns jogadores que chamaram nossa atenção nesse segundo semestre. A gente espera ter acertado na decisão", informou Vieira.

    Sonho de voltar à elite

    Apesar de saber das dificuldades que aguardam o clube santa-cruzense na próxima temporada, o gerente acredita no processo de organização do Galo para conquistar o acesso para o Gauchão de 2024. "O acesso à Série A é o nosso sonho de consumo. A gente sabe que cada temporada tem as suas peculiaridades e sabemos que não há uma fórmula concreta para o sucesso. O que entendemos é que tudo parte de uma organização, e o clube optou pela não disputa de competições no segundo semestre para acompanhar jogadores e termais tempo de preparação", analisou.

    Gramado do Estádio dos Plátanos

    O calendário livre no segundo semestre de 2022 permitiu que o clube realizasse melhorias no gramado do Estádio dos Plátanos, com obras de drenagem. O ano atípico, com grande volume de chuvas na região, deixou o gramado em condições ruins durante o ano. A medida, segundo a direção do clube, é possibilitar a realização de treinos e partidas no campo, sem prejuízos ao longo da temporada. Atualmente, o Galo também utiliza o CT do Rio Pardinho para treinos. Para 2023, o clube pretende continuar utilizando outros campos além dos Plátanos, mas sabe da dificuldade em encontrar campos disponíveis, tendo em vista a disputa de campeonatos amadores na região.