Serviços serão de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h; No período do dia, o atendimento segue normalmente
Na noite desta sexta-feira (15) foi iniciado o serviço do Plantão Noturno da ESF Linha Santa Cruz. Agora, a população da região alta do município passará a ter serviços de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. No período do dia, o atendimento segue normalmente com a prestação dos serviços habituais.
Leia também: Santa Cruz terá 245 vagas de capacitação profissional através de parceria com o Governo do Estado
O plantão noturno será exclusivamente para casos de média e baixa complexidade, ou seja, pacientes que apresentem sintomas leves ou moderados. O objetivo é atender a demanda crescente em razão do aumento populacional na região e aliviar a sobrecarga do Pronto Atendimento Municipal, o PA, localizado junto ao Hospital Santa Cruz, para que este possa então concentrar seus esforços no atendimento dos casos de urgência e emergência.
Na cerimônia que deu início aos trabalhos noturnos, o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, destacou que esta é uma demanda antiga da comunidade. “A partir de hoje a unidade de Linha Santa Cruz passa a atender até às 22h e logo em seguida, assim que fizermos ajustes burocráticos, vai também atender até à meia-noite. Vai fazer todo o atendimento de média e pouca complexidade, casos menos graves que normalmente iriam para a UPA. É mais uma maneira que nós achamos de tentar diminuir aquele tempo longo de espera na UPA. Estamos contentes e já temos uma estimativa que vão ter vários atendimentos, acho que teremos que ampliar mais métricos aqui”, revelou.
A prefeita Helena Hermany agradeceu a todos os profissionais da saúde que trabalham diariamente para o bem da população. Além disso, destacou que a ESF Linha Santa Cruz será um local para salvar muitas vidas.
“A gente quer que aqui seja um local para salvar muitas vidas, para dar apoio e acolhida. O acolhimento já é 50% da cura, porque a pessoa, quando ela vem, ela vem fragilizada e o bom acolhimento já representa uma grande diferença no estado dessa pessoa. Eu tenho certeza que cada um que trabalha na saúde não tem uma profissão, tem sim uma missão para realizar”, disse.
O deputado federal Heitor Schuch, que também esteve presente na cerimônia, destacou seu compromisso com a população santa-cruzense e parabenizou todos os profissionais envolvidos na saúde do município. “Se nós estamos vivos, se nós vencemos a Covid-19, é graças ao povo que trabalha na saúde. Que aqui a gente possa ajudar as pessoas a resolver seus problemas, porque para ficar doente não tem dia e não tem hora, mas para ficar bom, às vezes demora um pouco mais”, finalizou.
O vereador Bruno Faller (PDT) destacou que esta foi uma questão discutida no Legislativo e os parlamentares sempre prestaram o apoio necessário. Ainda segundo ele, Santa Cruz se destaca pelo seu tratamento de saúde diferenciado, e a ampliação do horário mostra a sensibilidade da Administração Municipal com a comunidade da região alta.
Raul Fritsch (Republicanos) parabenizou o trabalho feito pela Secretaria de Saúde e ressaltou que a comunidade quer ver obras em andamento. “As pessoas comentam na rua o trabalho feito pela Secretaria de Saúde. Santa Cruz do Sul é polo em educação, saúde e indústria”.
Notícias relacionadas

Santa Cruz prepara nova licitação para transporte escolar
A primeira tentativa, aberta em fevereiro, acabou sem interessados

Galpão Gazapina é inaugurado em Venâncio Aires e oferece espaço exclusivo para quem deseja apreciar cerveja artesanal
Atendimento inicia em maio e será mediante reserva

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Educação dobra repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola
Secretária Jane Sabin destacou o trabalho desenvolvido pela pasta no início da gestão

Prefeitura inicia primeira etapa de plantio de flores em Santa Cruz
Begonia, petúnia e tagete foram as espécies escolhidas. Secretaria de Serviços Públicos começou preparo dos canteiros