Serão construídos 68 quilômetros de rede e a implementação iniciará nos bairros Avenida, Verena e Santo Inácio
Um contrato entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Corsan/Aegea foi assinado nesta quarta-feira (28). A solenidade ocorreu às 17h, no Palacinho, e marcou a ordem de serviço para o início das obras do sistema de esgotamento sanitário no município.
De acordo com o projeto apresentado pela empresa, serão construídos 68 quilômetros de rede e implantados 7.342 ramais prediais, que possibilitarão as ligações das casas à rede coletora de esgoto. O investimento da obra é de R$ 22 milhões e a previsão é que fique pronta até agosto de 2025.
Leia também: Prefeitura de Venâncio Aires anuncia superávit de R$2,9 milhões
Conforme estabelecido, a implantação da rede coletora irá começar pelos bairros Avenida, Verena e Santo Inácio. Além disso, também serão beneficiados os bairros Universitário, Centro, Jardim Europa, Country, Santuário e Harmonia.
Com a nova rede, Santa Cruz chegará a 41% de rede de esgoto construída e estará mais próxima de atingir as exigências do Marco Legal do Saneamento de 90% de rede de esgoto disponível e 99% de água potável. A empresa responsável pelas obras será a CCB Construtora.
Veja ainda: Comissão aprova validade permanente para diagnóstico de autismo
A apresentação dos trabalhos e de como se dará todo o processo foi feita pelo Diretor executivo da Corsan, Alexandre Barradas; pelo gestor da Unidade de Santa Cruz, Rafael Gonçalves e pelo gerente de Engenharia, Adriano Palhares. O objetivo, segundo os representantes da Corsan, é fazer uma obra de intervenção com o menor impacto possível na rotina da população.
A prefeita, Helena Hermany, durante o ato de assinatura, pediu para que a Corsan tome cuidado ao longo das intervenções para que as estruturas voltem a ser como eram. "É um misto de alegria e preocupação. Porque sabemos que a antiga Corsan abriu as ruas, deixou tudo cheio de buraco e os nossos munícipes com toda a razão fazem reclamações. Mas a empresa se comprometeu em abrir e depois fechar e deixar tudo em bom estado. Pedimos que abra uma quadra e refaça a quadra, sem apressar e fazer isso em várias de uma vez", ressaltou.
Os serviços iniciam nesta quinta-feira (29), na Rua Conselheiro Serafim Waechter, esquina com as ruas Félix Hoppe e Padre Darup, no Bairro Avenida.
*Colaborou a repórter Emily Lara
Notícias relacionadas
Conferência do Meio Ambiente reúne municípios do Vale do Rio Pardo na próxima semana
Objetivo é construir propostas locais que serão apresentadas na etapa estadual em 2025
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz