Geral

Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo em Santa Cruz

Publicado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:25 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 15:01
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Evento para profissionais da rede municipal de educação está sendo realizado no auditório central da Unisc

    Na manhã desta segunda-feira (19) foi realizada a abertura da primeira etapa da 4ª Jornada Pedagógica da rede municipal de educação de Santa Cruz do Sul. O evento está ocorrendo no auditório central da Unisc, marcando o início do ano letivo com uma atividade de formação continuada para professores, equipes pedagógicas e diretivas das escolas municipais de educação infantil, de ensino fundamental e de educação de jovens e adultos.

    Leia também: Fecha Carnaval reúne milhares de foliões no Quiosque de Sinimbu

    Na parte da manhã, o encontrou contou com duas palestras. O professor Jorge Luiz da Cunha abordou o “Bicentenário da Cultura Alemã”. Já o professor Alessandro Marimpietri falou sobre o tema “Educar no século XXI: novos desafios e novas possibilidades”.

    Nesta tarde, os profissionais da educação terão mais dois momentos de conversa. O  professor João Lemes abordará o tema “O novo professor para uma nova escola – a escola da empatia, do amor e da tecnologia para alunos brilhantes”. A segunda exposição, intitulada “Autismo na visão de um autista”, trará o depoimento de Marcos Petry. Ele, que é palestrante, congressista e seminarista pró-autismo, se propõe a apresentar a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos de sociabilidade e interação com o meio e a importância da inclusão.

    A prefeita Helena Hermany participou da abertura do evento. Na oportunidade, a chefe do Executivo destacou a importância da atividade na vida dos profissionais da educação.

    “Nosso objetivo é cuidar das pessoas. Cuidar dos educadores que transformam vidas na nossa cidade, principalmente das nossas crianças em bairros carentes. A gente sabe a importância que os professores têm na vida dessas crianças”, disse.

    O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, ressaltou que a Administração Municipal está empenhada, trabalhando forte, para Santa Cruz se tornar uma referência na área da educação.

    “A gente aprimora as coisas a cada ano. É um trabalho árduo, muita coisa já foi feita e ainda há muito a fazer. Queremos fazer da educação de Santa Cruz do Sul a melhor educação municipal do Rio Grande do Sul”, afirmou.

    Nesta terça-feira (20) as atividades serão direcionadas por áreas de atuação– educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, supervisores, orientadores e psicopedagogos, professores de AEE, direções – e ocorrerão em diversos espaços da Unisc e também na Câmara de Vereadores.

    Organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEE), esta edição conta com a parceria do Sesc que reuniu uma equipe de profissionais de diversas áreas da educação, com formação acadêmica sólida, incluindo mestrado e doutorado em renomadas instituições nacionais e internacionais.