Formação está sendo realizado nesta quarta-feira no Anfiteatro do Bloco 18 da Unisc
Iniciou, na manhã desta quarta-feira (14), o primeiro encontro do programa Acolher é Desenvolver, iniciativa promovida pelo Centro Regional de Referência em Transtorno Espectro do Autismo do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento, que abordará como tema a Tríade Família, Escola e Criança, está sendo realizado no Anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e reúne cerca de 350 profissionais da área da educação.
Leia também: Região dos Vales tem 35 casos confirmados de dengue
Segundo o presidente do Cisvale, Gilson Beckler, o objetivo do evento é proporcionar uma formação, levando esclarecimento e orientações para os professores que trabalham diariamente com crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista dentro de escolas dos municípios da região.
“Enaltecemos e parabenizamos a todos aqueles que estão na organização, aos palestrantes que estarão compartilhando as suas informações, e também aos profissionais que estão com este interesse de adquirir e somar conhecimento para estar no dia a dia trabalhando”, disse.
Becker adicionou também que esta é a primeira etapa do programa. A partir de agora, o trabalho continuará junto aos municípios, seguindo uma linha de orientação para que seja possível formar uma rede para ampliar os trabalhos diante da demanda crescente que vem sendo o transtorno do especto autista na região.
O encontro conta com a presença de profissionais do Centro TEA e especialistas de educação inclusiva, como o neuropediatra Cristiano Freire, o neuropsicólogo Daniel Boni, a assistente social Cláudia Queiroz, a fonoaudióloga Thamires de Andrade, a terapeuta ocupacional Cibeli Oliveira Rego e a neurapsicopedagoga Vanessa Freitas.
Cibeli, que é terapeuta ocupacional e é uma das palestrantes do evento, afirmou que o evento foi programado pra abranger o público-alvo dos professores das Emeis e das salas de recurso.
“A ideia é capacitar esses professores no início das aulas sobre diversas temáticas que falam sobre o autismo, a questão das adaptações curriculares e capacitar esse público. A ideia é que durante esse ano sejam lançados mais dois módulos, onde nós vamos abranger os ensinos fundamentais e depois o ensino médio”, concluiu.
Colaborou o repórter Nícolas da Silva
Notícias relacionadas

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas

Por Daniel Cruz

Segue aberto período de inscrição para o processo seletivo para Bombeiro Militar do CBMRS
Interessados devem atender aos requisitos definidos no edital; saiba quais são

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025
Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local

Unicred Premium se destaca em Santa Cruz como referência em cooperativismo financeiro
Agência está localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 60