Geral

Drone pode auxiliar no combate à dengue em Venâncio Aires

Publicado em: 01 de fevereiro de 2024 às 17:34 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:29
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Comitê municipal projeta novas ações de mobilização

    Foi realizada nessa quinta-feira (1º) a primeira reunião do ano do Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do Mosquito. Na pautaforam avaliadas ações realizadas e novos planos de combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em 2023, foram 295 notificados, 141 casos autóctones e dois importados, totalizando 143 confirmados. De acordo com o último boletim epidemiológico, até o momento nesse ano são 11 notificados. Destes, são três casos confirmados, sendo um autóctone e dois importados.

    LEIA TAMBÉM: Programa Venâncio Mais Fácil promove treinamento para contabilistas

    As principais conclusões foram de intensificar o trabalho de divulgação nas redes sociais para engajar a população na campanha. Ainda, dar continuidade nas condutas de visitas de imóveis, monitoramento e aplicação de inseticidas. A ideia, também, para os próximos dias é a utilização de drone para o averiguação de imóveis fechados.

    De acordo com a prefeita em exercício, Izaura Landim, é necessário a colaboração da população. "A gente pede para as famílias fazerem a sua parte, cuidar dos seus pátios, manter o mais limpo possível e manter lugares onde os criadouros poderiam estar presentes, isolados".

    Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária e presidente do Comitê, Gabriel Alves é importante de a população participar da prevenção. "É necessário cuidados como evitar água parada, acúmulo de lixo, realizar a coleta da água de chuva em recipientes fechados, tratamento adequado de piscinas, manter caixa d´água fechadas com telas, tendo em vista a obrigatoriedade em lei, entre outros fatores de cuidado e combate do mosquito e outros insetos, e também, a importância da população receber os agentes de saúde e de endemias".

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ainda conforme a prefeita Izaura um processo seletivo deve ser aberto. "Estamos abrindo processo seletivo para aumentar o número de agentes de endemias do município, já que hoje trabalhamos com nove e temos a possibilidade de termos mais cinco, seguindo as diretrizes do programa".

    O Comitê é composto por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Câmara de Vereadores, Lions Club e Rotary Club Novas Gerações Venâncio Aires.